UNIÃO
A reunião do que virou a Federação União Progressista, com PP e União Brasil, focou mais na formação da chapa proporcional, a tão temida nominata. Com os quatro deputados presentes, há um sentimento que não haverá aumento no número de vagas para deputado federal. Nesse caso, o grupo tem que focar em oito vagas.
PERMANÊNCIA
Deputada federal Carla Dickson disse, durante a reunião da Federação, que deverá permanecer no União Brasil para ser candidata à reeleição. Mas também reforçou que tem recebido convites para se filiar no PL.
CANDIDATURA
Os líderes políticos que participaram do encontro da Federação Progressista reforçaram a importância de uma candidatura única no grupo da oposição. Esse candidato seria Allyson Bezerra e o grupo vai tentar demover o senador Rogério Marinho de sua pretensão.
FORA
Pelas conversas e encaminhamentos, esse grupo não considera a candidatura do ex-prefeito Álvaro Dias a governador. A preocupação dos prefeitos e deputados é com Rogério e Styvenson.
EXCLUSÃO
Considerada aliada preferencial do prefeito Allyson Bezerra, a senadora Zenaide Maia também não teve seu nome citado na reunião, que contou com a presença do irmão dela, João Maia. A omissão de Zenaide é um dos principais problemas do grupo, pois a turma sabe que Rogério não aceita Zenaide na chapa da oposição.
RENÚNCIA
Na verdade, a eleição de Natal comprovou que Rogério Marinho é de grupo e abre espaços para aliados, quando necessário. O PL ficou de fora da chapa majoritária em Natal em nome da união do grupo e do projeto futuro.
RENÚNCIA II
Em 2024 houve renúncia do PL na eleição da capital. Em 2026, poderá haver renúncia também do PL na candidatura ao governo. Mas daí a ficar fora da chapa e ainda aceitar Zenaide como senadora do grupo é pedir muito ao bolsonarista Rogério Marinho.
ESCOLHA
A senadora Zenaide precisa tomar muito cuidado com sua decisão. A direita pode até aceitar sua candidatura por causa de uma possível imposição de Allyson. Porém, sem ‘liga’ ou discurso que a credencie no grupo, pode ser rifada junto ao eleitorado.
ESCOLHA II
Caso Zenaide demore a tomar posição em relação ao seu atual grupo e sua afinidade política-ideológica, pode também sofrer um processo de ‘esfriamento’ no grupo governista. O isolamento político é um perigo para qualquer candidatura.
SAÍDA
Ex-senador Jean Paul Prates está de malas prontas para deixar o PT. O pior é que o ex-presidente da Petrobras já sinalizou várias vezes que pode deixar o partido e ninguém de relevância pediu para ele ficar. Prates recebeu convites de outros partidos para se filiar.
DESVIO
Governadores como Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado, covardes e patriotas fake, sem coragem de combater os loucos atos de Trump, prefere criticar o governo brasileiro, vítima dessa aberração.
SIMPLES
Trump disse que só negocia sobre o tarifaço se o Supremo parar o julgamento e anistiar Bolsonaro. Qual brasileiro de verdade concorda com essa chantagem?
VIOLÊNCIA
Absurdo esse caso de violência contra a mulher, promovida por um monstro chamado Igor Cabral. Destruiu o rosto da namorada com mais de 60 socos. Certamente, se não tivesse sido gravado, o aspirante a assassino teria mentido descaradamente a respeito do fato.