CHAPA
A coluna recebeu uma informação de fontes graúdas da oposição, de que uma chapa estaria em formação para o pleito de 2026: Allyson governador, Nina Souza, vice; Styvenson e Álvaro nas duas vagas para o Senado. Este colunista perguntou ao prefeito Paulinho Freire se essa chapa era possível.
RESPOSTA
O prefeito da capital potiguar respondeu: “É possível!”. Ou seja: O grupo trabalha com a possibilidade de união da oposição, em que os três atuais postulantes, Allyson, Álvaro e Rogério, fariam uma composição entre si para manter a unidade.
UNIÃO
No caso, Rogério Marinho renunciaria à postulação de ser candidato a governador para ocupar posição estratégica na eleição presidencial. Álvaro seria deslocado da postulação ao Executivo para o Senado, formando chapa com Styvenson Valentim e a vice de Allyson na chapa ao governo do RN seria a secretária/vereadora Nina Souza, esposa do prefeito Paulinho Freire.
DÚVIDA
A grande dúvida a respeito dessa chapa é o destino da senadora Zenaide Maia, aliada do prefeito Allyson Bezerra. Há quem diga que a mulher de Jaime sairia em carreira solo apoiando Allyson ao governo. Há também quem ache que ela voltaria aos braços do PT e de Fátima.
POSSÍVEL
Como em política tudo é possível, há quem veja Zenaide na chapa com Allyson/Nina e Styvenson. Nesse caso, Álvaro seria candidato a deputado federal com apoio de todo o grupo. Tudo é possível. Tudo.
ATRAÇÃO
Na entrevista que concedeu ao Diário, o prefeito Paulinho Freire faz um gesto de aproximação com a senadora Zenaide Maia, dizendo que é importante agregar.
DEFINIÇÃO
Apesar de dizer que a chapa encabeçada por Allyson é possível, o prefeito Paulinho Freire não descartou os demais nomes da oposição que pleiteiam o cargo de governador, como Rogério Marinho e Álvaro Dias. O marido de Nina acredita que é possível unir a oposição.
ISOLAMENTO
Numa eleição majoritária, o grande risco de qualquer candidato é o isolamento. Recentemente, na eleição para a prefeitura de Natal, Carlos Eduardo experimentou essa situação e terminou derrotado precocemente sem ter direito de visitar o segundo turno.
ISOLAMENTO II
Quem precisa ter cuidado com essa situação de isolamento é a governadora Fátima Bezerra. Hoje, ela só tem um esboço de chapa com uma quase chapa puro sangue, em que ela é puxadora de votos e de uma candidatura que ainda não se viabilizou eleitoralmente. Fátima só com Cadu é um risco para sua volta ao Senado.
ESTADUAL
Recebido pelo vice-governador Walter Alves, o prefeito de Parelha, Dr. Tiago, assinou ficha de filiação no MDB para ser candidato a deputado estadual.
COINCIDÊNCIA
Coincidentemente, Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, também é de Parelhas. Só que é adversário local do novo filiado do MDB. Será só coincidência ou seria uma resposta à falta de gesto do PT com Walter e Ezequiel?
INGRATIDÃO
Prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, disse que Rogério Marinho foi ‘ingrato’ com ela na eleição municipal, quando apoiou seu adversário, apesar de ter recebido seu apoio para senador. Marianna vota em Fátima e Zenaide para o Senado.