FORÇA
A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro ao RN é a prova incontestável da força política do senador Rogério Marinho. Afinal, é a segunda vez em menos de três meses que o ex-presidente vem ao Estado para cumprir agenda organizada por Rogério.
AGENDA
O roteiro a ser cumprido por Bolsonaro no RN foi organizado pela equipe de Rogério e inclui incursão em hospitais e obras que simbolizam vínculo com o ex-presidente, como visitar profissionais dos hospitais que o atenderam e obras que foram viabilizadas com recursos de sua gestão.
MUDANÇA
O ex-presidente Bolsonaro vive dois momentos absolutamente distintos em poucos dias, na mesma semana. Em um, senta no banco dos réus, confessa mentiras e crimes, pede desculpas, se acovarda, chama aliados de malucos. No outro, se sente ‘o cara’, sendo paparicado por aliados e apoiadores, que ignoram a brusca mudança de comportamento na mesma pessoa.
CONFISSÃO
Pode até ser ignorado pelos fanáticos, mas a confissão de Bolsonaro no Supremo, seguido do pedido de desculpas, é um dos atos mais patéticos para alguém que ocupou a presidência da República.
CONFISSÃO II
Bolsonaro assumiu que mentiu sobre grave acusação que havia feito a três ministros do STF, que estes teriam recebido milhões de dólares em propina. Disse textualmente que mentiu, que tudo não passou de bravata e, como ato final, pediu desculpas aos ministros.
CRIME
Na realidade, Bolsonaro comete explicitamente os crimes de calúnia, injúria e difamação contra ministros do STF. Depois, como se resolvesse o estrago que fez com suas mentiras, acha que o pedido de desculpas conclui tudo sem problemas.
FAKE
Deve ser justamente por esse tipo de comportamento que Bolsonaro e sua turma no Congresso não aceitam nem falar em criminalizar fake news. Afinal, a mentira é a matéria-prima de seus inflamados discursos.
JUSTIÇA
Situação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, fica cada vez mais complicada no caso em que é acusado de ter participado de corrupção em obras de sua gestão. Os dois inquéritos que tramitavam no TJRN, foram enviados à Justiça Federal.
MOTIVO
Os processos, relatados respectivamente pelos desembargadores Cornélio Alves e João Batista Rebouças, foram encaminhados à Justiça Federal da 5ª Região, com sede em Recife. O motivo foi a origem dos recursos que estariam envolvidos na investigação de corrupção em Mossoró.
PROVOCAÇÃO
Para que os desembargadores encaminhassem os processos para a Justiça Federal, houve uma provocação do Ministério Público Estadual sobre a origem dos recursos. Sendo dinheiro da União, o correto é que o MPF investigue, com participação do TCU e julgamento pelos desembargadores federais.
SÃO JOÃO
Ex-prefeito Álvaro Dias, na 98 FM, disse: “Nós reinstituímos, trouxemos de volta o São João e Paulinho Freire agora tá dando continuidade”. Após ouvir o pai de Adjuto dizer isso, um ouvinte forrozeiro não se segurou: “Esse Álvaro é um Pelé. Fez só um ano de festa, 2023, desistiu em 2024 e agora quer assumir a paternidade dos festejos”.
PÚBLICO
Correta a decisão da Prefeitura de Natal de ampliar a área de público no Arena das Dunas. Afinal, foi o maior público de uma festa de São João na história da cidade. Paulinho e Iraci têm décadas de experiência em eventos. Ainda há quem queira aparecer como se tivesse dado dica.