GOVERNADORA
A vereadora Thabata Pimenta revelou, no 12 em Ponto, da 98 FM, que poderá disputar o governo do RN na eleição de 2026. Chegou a pedir que os institutos de pesquisa coloquem seu nome como alternativa na pergunta estimulada.
DESTAQUE
Há quem veja em Thabata apenas mais um ensaio de alguém que se destaca na Câmara e nas redes sociais, mas que não teria musculatura para abraçar uma candidatura majoritária.
POTENCIAL
Porém, há quem veja em Thabata um fato novo que falta na sucessão potiguar. Ela não é monotemática, apesar de defender majoritariamente pautas inclusivas e sociais. Sabe se comunicar muito bem, tem carisma de sobra e vem com o ineditismo de ser a primeira mulher trans a disputar o governo do RN.
FENÔMENO
De tempos em tempos, as eleições produzem seus fenômenos. Foi assim na eleição para vereador em Natal em 2012. Amanda Gurgel se elegeu com quase 33 mil votos, o que registrou quase 10% dos votos válidos, marca nunca batida por nenhum outro candidato em Natal. Ela saiu do anonimato para o estrelato em pouquíssimo tempo.
FENÔMENO II
De Natal para o País. Em 2018, um deputado boquirroto, do baixo clero, defensor de torturador da ditadura, amante das armas e sem qualquer projeto relevante, consegue ser eleito presidente da República. Foi assim com Jair Bolsonaro, que saiu do nada para uma vitória inimaginável. Os fenômenos ocorrem assim.
FENÔMENO III
Thabata pode ser um balão de ensaio sem força para subir. Como pode também disparar na preferência do eleitorado e virar um fenômeno na sucessão do próximo ano.
FUTURO
Já imaginou se as pesquisas passarem a mostrar Thabata com percentuais iguais ou superiores aos candidatos já postos, como Cadu Xavier, Álvaro Dias ou Rogério Marinho? Será uma reviravolta no jogo da sucessão potiguar.
ATENÇÃO
Em relação a Thabata tudo chama a atenção. É impossível ignorar sua presença, seu discurso, seu carisma. Se ela vai conquistar uma parcela expressiva do eleitorado ou apenas ser uma candidata a deputada, somente o tempo dirá.
CONVITE
Por falar em Thabata, ela chegou a ser convidada pelo presidente Lula para ser candidata a deputada federal pelo PT. Porém, a cúpula do partido no RN nunca deu a mínima para esse convite.
AJUSTE
Pré-candidato do PT ao governo do RN, Cadu Xavier, tem sido aconselhado a fazer um ajuste no estilo a partir de agora. Nada que mude sua essência, mas algo que o deixe mais político, sem perder o recheio técnico. E também seja mais agressivo contra adversários; sem ser grosseiro.
SILÊNCIO
Notícias vindas de Mossoró, apontam o silêncio preocupado do prefeito Allyson Bezerra diante das denúncias de corrupção em seu governo. O prefeito imagina que o tema não terá sobrevida ao Pingo da Mei Dia. Porém, o peso do estrago vai depender do que virá da investigação do MP. Não é o silêncio ou o barulho que vão determinar o desgaste de Allyson.
TRATAMENTO
Nosso Congresso é engraçado. Com uma socialite branca e rica, que incentiva o pobre a ficar mais pobre com apostas fajutas, é um tratamento vip, com direito a fotos para a família. Com uma negra, honesta, ambientalista, é porrada e falta de respeito.