OPOSIÇÃO
Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, entendeu o recado do governo Fátima Bezerra e desembarcou no grupo da oposição de forma inquestionável.
RECADOS
O secretário Cadu Xavier, pré-candidato majoritário do sistema governista, foi o primeiro a declarar que o prefeito de Mossoró deveria ser candidato pela oposição. Depois do recado de Cadu, foi a vez do chefe da Casa Civil de Fátima, Raimundo Alves, também apontar o caminho da oposição ao mossoroense.
ALVO
Os dois recados governistas foram dados neste Diário do RN. Cadu e Raimundo deixaram claro que não dá para ter dois candidatos ao mesmo cargo do mesmo sistema. Ambos foram elegantes nas palavras, mas diretos no conteúdo. Atingiram o alvo.
REAÇÃO
Na entrevista concedida a este Diário e a 98 FM, Allyson deixou claro que entendeu o recado e respondeu de forma direta aos dois auxiliares da governadora, dizendo que realmente não tem como defender o atual governo e seu lugar é na oposição.
PERSONIFICAÇÃO
Apesar de deixar claro que está na oposição, Allyson não personifica suas críticas. Aliás, ele não citou o nome da governadora nenhuma vez em suas críticas; sempre usou o termo ‘governo’.
ESTRATÉGIA
Se a estratégia do governo foi afastar Allyson para fortalecer o projeto de Cadu, deu certo. Agora, é fazer Cadu crescer nas pesquisas.
RESPALDO
Políticos que apoiam Fátima, como deputado João Maia e a senadora Zenaide, estavam trabalhando nos bastidores pela atração a Allyson para o grupo governista. Agora, ninguém sabe qual a posição deles com o afastamento do prefeito de Mossoró.
APOIO
Allyson disse que tem compromisso político com Zenaide. O nó para desatar é votar em Zenaide no grupo de Fátima; ou levar Zenaide para se aliar com Rogério Marinho.
ARTICULAÇÃO
Prefeito Allyson Bezerra ‘escalou’ seu colega Paulinho Freire como um personagem importante na articulação de um grupo para debater o RN. Allyson fez uma série de elogios ao prefeito de Natal, a quem atribuiu uma grande gestão na capital potiguar.
COORDENAÇÃO
Senador Rogério Marinho passou o dia de ontem atuando na organização do evento com Bolsonaro. A chegada do ex-presidente estava prevista para meia noite, com vasta programação no dia de hoje.
CORAÇÃO
Deputado federal General Girão teve uma inflamação no coração no dia de ontem e teve que ser internado no Hospital Rio Grande. Diante do problema, a informação era de que ele não participaria da programação de Bolsonaro no RN. Na tarde de ontem, Girão recebeu a visita do senador Rogério Marinho, presidente do PL no Estado.
MENTIRA
Quando o senador Syvenson Valentim disse que iria fazer tudo o que os políticos tradicionais faziam, não pensei que iria tão longe, a ponto de mentir e insistir na mentira, mesmo sabendo que já havia sido desmentido.
HOSPITAIS
A mentira de Styvenson é pelo fato dele afirmar que construiu os hospitais da Liga contra o Câncer. Nesse caso, não cabe nem eufemismo. É mentira mesmo. Afinal, as emendas do senador foram para custeio dos hospitais já em funcionamento e não para construção.