PREFEITURA
O Partido dos Trabalhadores (PT) já tentou por várias vezes chegar à Prefeitura de Natal, sem sucesso. Nessas tentativas infrutíferas, o PT recorreu aos nomes de Junior Souto (1992), de Fátima Bezerra por quatro vezes (1996, 2000, 2004 e 2008), Fernando Mineiro (2012, 2016) e Jean-Paul Prates (2020) e agora já prepara a deputada federal Natália Bonavides, a mais votada em todo o RN com 157.549 votos, correspondente a 8,42% do total de votos no Estado, para a disputa do pleito em 2024.
ESTRATÉGIA
A princípio, o Partido dos Trabalhadores (PT) entendia que poderia demonstrar a sua força eleitoral isoladamente e isso fez com que seus candidatos a Prefeito de Natal tivessem votações pífias como a de Fátima Bezerra, em 2004, quando alcançou apenas 7,41% do eleitorado, ou a de Fernando Mineiro, em 2016, com 10,15%.
Graças às composições partidárias, o PT chegou ao Governo do Estado, na eleição de 2018, quando Fátima Bezerra enfrentou o ex-prefeito Carlos Eduardo no segundo turno, mudando a história do partido.
ESTRATÉGIA II
Na eleição de 2022, no momento em que a governadora Fátima Bezerra sofria desgaste eleitoral e sem apoio expressivo no interior do Estado, o Partido dos Trabalhadores trabalhou estrategicamente atraindo para o seu grupo, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves desarticulando, assim, a força eleitoral da oposição. Depois que atraiu Carlos Eduardo para ser candidato a Senador, o Partido dos Trabalhadores permitiu a candidatura do então deputado Rafael Motta para o Senado Federal esvaziando, assim, a candidatura de Carlos Eduardo Alves contribuindo que o oposicionista Rogério Marinho se tornasse o terceiro representante do RN na Câmara Alta.
DISPUTA
Com Carlos Eduardo Alves derrotado para o Senado e sem mandato durante os quase dois anos até a realização do próximo pleito, em 2024, o Partido dos Trabalhadores prepara a sua principal estrela, a deputada federal Natália Bonavides – que na última eleição recebeu 52.198 votos somente em Natal – para disputar a Prefeitura de Natal, alijando praticamente o ex-prefeito de Natal que depois de tanto elogiar o PT e seus integrantes vai ficar sem discurso para encarar Natália na campanha de 2024.
DIREITA & ESQUERDA
A esquerda ideológica, liderada pelo PT, vai manter o seu discurso como vem fazendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que ainda não desceu do palanque – que prega a união, mas pratica o divisionismo, enquanto que a centro-direita e a direita radical deverão ter seus candidatos à Prefeitura de Natal, podendo recorrer aos nomes do deputado federal Paulinho freire, do comunicador Bruno Giovanni, o BG, e o deputado eleito e não empossado Lagartixa.
SÃO GONÇALO
Observadores da cena política de São Gonçalo do Amarante enxergam um provável rompimento político do grupo liderado pelo ex-prefeito Jaime Calado (PSD) com o prefeito Eraldo Paiva (PT), que é candidato natural à reeleição.
Jaime Calado, auxiliar direto da governadora Fátima Bezerra, mantêm seus indicados na gestão municipal de São Gonçalo do Amarante, mas silenciosamente Eraldo vem retirando esses tentáculos e aguardando o comportamento do atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico para o próximo pleito.
CASSAÇÃO
O processo de cassação contra o prefeito assuense Gustavo Montenegro Soares e a sua vice Fabielle Cristina de Azevedo Bezerra, que se encontra parado no Tribunal Regional Eleitoral desde o mês de outubro do ano passado, deve ser julgado hoje, terça-feira, 14. A decisão de cassação do prefeito e vice-prefeita de Assú partiu da juíza eleitoral Suzana Paula Dantas Corrêa, da 29ª Zona Eleitoral de Assú, que além de optar pela cassação do prefeito Gustavo Soares, pede também a sua inelegibilidade por 8 anos.
O relator do processo que será julgado amanhã no TRE é o desembargador Expedito Ferreira.