INVERSÃO
A extrema-direita não surpreende. Tenta criminalizar manifestantes que buscam teto e comida; mas pedem anistia para os golpistas do 8 de janeiro.
PAUTA
Nesse processo de inversão de valores e de permanente disseminação de fake news, alguns insistem em fazer comparações com manifestações como Fora FHC ou Fora Temer, com as invasões do 8 de janeiro. O que diferente frontalmente os dois movimentos não é a forma, é a pauta.
MOTIVAÇÃO
É verdade que já tivemos manifestações que passaram da conta e entraram no vandalismo e na desordem na Câmara dos Deputados. Qual a diferença entre os vândalos do passado e os do 8 de janeiro? A pauta, a motivação.
DIFERENÇA
No dia 8 de janeiro, os manifestantes pediam a volta da ditadura, a intervenção militar, o fim da democracia. Os movimentos do passado traziam pautas de insatisfação com os governos da época.
QUEBRADEIRA
Portanto, mesmo que em ambos tenha havido quebradeira e vandalismo, a motivação para os movimentos os diferencia de maneira inequívoca. Quem insiste na comparação, usa má-fé e fake news.
OBSTRUÇÃO
O fanatismo cego invadiu o Congresso, a ponto de uma parte da oposição, comandada pelo PL, obstruir votações importantes para obrigar a pautar o ridículo projeto de anistia aos condenados de 8 de janeiro.
ENGORDA
Impressiona como o ex-prefeito Álvaro Dias trata os problemas da Engorda de Ponta Negra com discurso político rasteiro. Agora, ele voltou a invocar as forças do mal. Direto dos States, Coronel Álvaro acha que assim o problema está resolvido.
IDEMA
Caso o ex-prefeito Álvaro Dias tivesse respeitado as orientações do IDEMA, hoje não seria o único a ser considerado responsável pelos problemas advindos da obra feita de forma acelerada.
PRESENÇA
Ex-prefeito Álvaro Dias deve sofrer com a ausência de poder. Ele não consegue ‘mergulhar’, dar um tempo, preservar a imagem. Ele acha que, se não aparecer, pode ser esquecido do cenário político. O problema é que ele só vem aparecendo em coisas negativas.
IMAGEM
O nome de Álvaro está no tabuleiro político para a chapa majoritária de 2026 pela oposição. E é um nome forte. Essa permanente crise de ansiedade dele não se justifica. Se envolver em fatos negativos também dá visibilidade; mas é negativa. Ele deveria ter aproveitado os primeiros meses da gestão de Paulinho para descansar. O corpo, a cabeça e a imagem.
VIABILIDADE
Enquanto Álvaro vive como o ‘Aparício’ como arma de articulação, o pré-candidato Cadu Xavier tem feito incursões em segmentos para conversar, convencer, criar conceito. A viabilidade eleitoral virá a partir da viabilidade política resultante de articulações e da formação de um conceito positivo.
ESTADUAL
Ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, deverá ser candidato a deputado estadual. Filiado ao PSD de Jaime e Zenaide, o filho de Agnelo tem sido estimulado pelo partido a disputar a Câmara Federal.
ESCOLHA
Carlos Eduardo não está muito animado para disputar mandato para morar em Brasília. Uma eleição para deputado estadual seria mais tranquila e ficaria perto da família, como deseja a esposa do ex-gestor, Andréa Ramalho. O filho de Agnelo também tem reebido convites de filiação de outros partidos.