PETROBRAS
O ex-senador potiguar Jean-Paul Prates, agora presidente da maior estatal federal, no caso a Petrobras, deve se conter ao fazer comentários populistas envolvendo a empresa que dirige evitando, assim, trazer consequências jurídicas, como é o caso de sua promessa aos petroleiros do RN de rever o contrato de compra e venda dos campos maduros adquiridos pela 3R Petroleum. Na época da venda, a Petrobras alegava o seu alto custo de operacionalização com poços de petróleo de baixa produtividade.
PETROBRAS II
Se entende que a negociação feita entre Petrobras e 3R Petroleum foi elaborada através de elementos técnicos do ponto de vista que a estatal abdicasse de seus campos maduros e também com amparo jurídico. Falar agora em rever um contrato de venda feito há quase 5 anos pela Petrobras, sem comprovação de qualquer irregularidade, é querer criar uma insegurança jurídica para os atuais e futuros negócios que a Petrobras venha a fazer.
PETROBRAS III
Garantir a permanência de dezenas de empregados da Petrobras no Rio Grande do Norte sem que a empresa tenha atividades prósperas, principalmente num momento em que essa classe trabalhadora já se mobiliza com outras alternativas sem prejuízo de suas funções, é apenas uma decisão meramente política e fora dos preceitos que norteiam a maior estatal do Brasil.
APROXIMAÇÃO
A classe política está cada vez mais de ouvidos aguçados e olhos abertos em atenção aos acontecimentos políticos da paróquia. E entre os atentos olhares, muitos dos eleitos e não eleitos no último pleito fizeram observações sobre a mudança de comportamento público do prefeito Álvaro Dias entre as eleições e depois das eleições de 2 e de 30 de outubro passado.
AFASTAMENTO
Enquanto se afastava do senador eleito Rogério Marinho (PL), autor de várias manobras para conseguir alocar recursos para a Prefeitura de Natal, o astuto Álvaro Dias se aproxima cada vez mais da governadora Fátima Bezerra. Um observador curioso das cenas políticas fez o registro: “na posse da governadora, quem estava lá, na primeira fila? Ninguém mais que Álvaro Dias. No dia da leitura da mensagem da governadora Fátima Bezerra, na Assembleia Legislativa, quem chegou primeiro e ocupou lugar de destaque? O nosso Álvaro Dias”.
ISOLAMENTO
Mesmo bem avaliado pela população natalense, Álvaro já procura pavimentar um caminho em que ele venha a percorrer sem muitos atropelos depois de 2024, pois mesmo elegendo o seu sucessor, ele ficará no “limbo” por mais de 1 ano e meio até que seja deflagrado o pleito de 2026. É que o atual prefeito de Natal deverá disputar uma das eleições majoritárias para ocupar cadeira na Governadoria ou no Senado. No mínimo tentar a eleição proporcional de uma cadeira na Câmara dos Deputados, que a princípio não está n os planos do seridoense Álvaro Dias.
WALTER
O presidente estadual do MDB e vice-governador Walter Alves está cada vez mais confiante de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “com a experiência adquirida nos dois mandatos” fará um bom governo. E com entusiasmo, enumerando fatos, também revela suas previsões positivas sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra.
Walter tem servido de ponte para fazer com que a governadora se aproxime mais dos prefeitos potiguares, consolidando sua liderança política.