POSIÇÃO
Absolutamente incompatível com o cargo, a posição do juiz Jessé de Andrade Alexandria. Um magistrado que deveria ter um comportamento longe de militância política, pelo fanatismo, vira um panfletário de bandeira em punho.
DECORO
As postagens do juiz Jessé de Andrade, fervoroso partidário do PT, não ferem somente a imparcialidade que o magistrado deve manter. Fere também o decoro e aponta o desequilíbrio e a falta de respeito.
JULGAMENTO
Já que o juiz não teve a hombridade de se declarar suspeito para julgar o processo que envolve políticos claramente contra sua preferência, o mínimo que ele ainda pode fazer é deixar o caso. Afinal, ele não tem a menor condição de julgar algo que envolva um político como Álvaro Dias ou Paulinho Freire.
DENÚNCIA
O material que amparou a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República contra o ex-presidente Bolsonaro e seus auxiliares golpistas, é extremamente robusto de provas que não permitem minimizar a respeito do efeito devastador contra o grupo que falava em liberdade e tramava contra a democracia.
DESQUALIFICAÇÃO
A turma que sofre as acusações prefere não rebater o teor ponto a ponto. Prefere desqualificar a instituição que assina a denúncia. Aliás, denúncia feita por procuradores a partir do inquérito concluído pela Polícia Federal. Duas instituições da mais alta respeitabilidade.
RETROSPECTO
A questão referente a Bolsonaro participar e comandar um grupo que queria dar um golpe, é absolutamente factível. Afinal, mesmo que ignoremos os fatos e as provas, estamos falando de um defensor da ditadura e golpista confesso.
PASSADO
A frase ‘teu passado te condena’ nunca foi tão atual em relação a Bolsonaro. Alguém que tem como ídolo um torturador da ditadura não pode ser amante da democracia.
DECEPÇÃO
Não deve ser fácil para um grupo que idolatra um político porque acreditou em suas qualidades, bem diferentes de seus adversários, se depara com alguém que participou de um plano de assassinato, tramou contra a democracia que o elegeu, recebeu dinheiro em espécie fruto de falcatruas com jóias, mandou falsificar cartão de vacina…
FORÇAS
Estivemos diante de generais da ativa e da reserva com duas características distintas: Uns, como Braga Netto, Augusto Heleno e Almir Garnier, figuram no lixo da história como assassinos da democracia. Outro, como Freire Gomes, vai se eternizar como alguém que teve coragem de dizer ‘não’ a um presidente golpista.
FUTURO
Ao invés de se atirar no fogo para defender o indefensável Bolsonaro, a direita que não é cega ou fanática, mesmo que não seja numerosa, precisa encontra um rumo sem o ‘mito’. Do contrário, será um abraço de afogados.
PAZ
Sherloquinho diz que há um ‘cupido’ em missão para fazer as pazes entre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra e o senador Rogério Marinho. O filho de Valério não esboçou reação negativa ao pedido.