MUDANÇA
O PT começa a entender que precisa se movimentar em relação ao pleito de 2026. É necessário também que o vice-governador Walter Alves decida se permanece no cargo, o que implica em sua desistência para concorrer à reeleição ou vai se animar para concorrer. Por enquanto, o real estado de Waltinho é de desânimo.
CONVERSAS
Na realidade, o próprio Walter Alves já demonstra postura de que não está com vontade de disputar o pleito de 2026. Mas ainda não é uma decisão. Diante do quadro, articuladores políticos do governo buscaram um nome para ser o candidato a vice do sistema na chapa de Walter.
NOME
Cadu Xavier é o nome do governo, do PT e do sistema governista para ser o companheiro de chapa de Walter Alves na sucessão de Fátima Bezerra em 2026. Nome limpo, sem máculas, vícios ou rejeição. Cadu é um nome bom, mas também um nome sem popularidade e sem votos. Precisa ter tempo para conseguir os dois, ter um nome conhecido e transformar isso em voto.
PROJETO
Walter Alves sempre olhou para o horizonte político com muita racionalidade. Sempre disse que não bastava assumir o governo para ser candidato. A viabilidade político-eleitoral conta muito. Por enquanto, ele não vislumbra cenário positivo para seu projeto. Nesse caso, é melhor mudar o rumo.
PASSADO
Em passado recente, o RN teve dois vices que assumiram o governo e, mesmo diante da inviabilidade aparente, decidiram concorrer. Fernando Freire e Iberê Ferreira
PASSADO II
Em 2002, Fernando Freire assumiu o governo com a renúncia de Garibaldi Filho. Foi candidato à reeleição e perdeu para Wilma de Faria por 260 mil votos .
PASSADO III
Em 2010, Iberê Ferreira assumiu com a renúncia de Wilma e perdeu a eleição para Rosalba Ciarlini no primeiro turno, com 251 mil votos de maioria para a mulher de Carlos Augusto.
CONCLUSÃO
Portanto, o simples fato de assumir o governo não produz viabilidade eleitoral. Walter tem um nome bom, é mais leve do que outros da família, deu provas de lealdade ao governo, mas há outros fatores que podem influenciar sua viabilidade.
IMPACTO
O nome de Cadu Xavier já foi posto para avaliação de petistas e aliados de outros partidos. A reação foi positiva. É o nome para ser vice. Porém, se Walter não for adiante, Cadu é o plano B do PT para governador.
ALMOÇO
Neste final de semana, o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que desponta como futuro presidente Nacional do PT, esteve no RN e almoçou com a governadora Fátima Bezerra. Adivinha quem estava também na mesa? Cadu Xavier, participando de eventos políticos do PT.
FUTURO
Caso decida pela permanência no governo, Walter Alves terá como ajudar os prefeitos do MDB e de aliados sem a pressão de candidatura e deverá apoiar Ezequiel Ferreira como seu candidato a deputado federal.
INTERINA
Hora de agradecer a jornalista Carol Ribeiro pela competência na interinidade da coluna. Talento e feeling político ela tem de sobra.