VITÓRIA
Inquestionável a vitória do grupo comandado pelo senador Rogério Marinho na eleição da Femurn. A candidatura de Babá Pereira foi bem articulada e trabalhada voto a voto e conquistou uma vitória maiúscula diante do candidato do governo.
PROBLEMAS
Mesmo com as caneladas do senador Styvenson Valentim, ameaçando prefeitos, a candidatura de Babá foi superior muito mais pela articulação de Rogério e pela posição ‘meia boca’ do governo Fátima, do MDB de Walter Alves e de Ezequiel Ferreira.
ARTICULAÇÃO
O grupo que ganhou a eleição ‘acusa’ o que perdeu de tentar ter vencido. É ridículo esse argumento. Afinal, ambos tentaram vencer e usaram as armas que puderam ou quiseram usar.
FUTURO
Babá tem a oportunidade de fazer uma gestão realmente representativa dos prefeitos do RN.
Porém, não pode ser um instrumento da oposição contra o governo, pois perderá legitimidade.
Tem que ser realmente independente na representatividade dos interesses dos municípios.
LIGAÇÃO
A Femurn não pode ser um ‘puxadinho’ do governo, como acusam que foi na gestão de Luciano Santos; nem um ‘puxadinho’ de Rogério Marinho, como está sendo acusada pelos que perderam.
Esse é o desafio de Babá Pereira, ser equilibrado, independente e corajoso.
SEM LINK
Apesar da oposição comemorar a vitória de Babá como um indicativo favorável para a eleição majoritária de 2026, é absolutamente desconectado da realidade. A eleição do próximo ano contará sua própria história, com suas circunstâncias e seus personagens. Não há link entre a eleição da Femurn e o pleito de 2026.
CHAPA
O governo Fátima começa a sentir necessidade de discutir a formação da chapa governista ainda neste primeiro semestre. É um bom sinal. Afinal, enquanto a oposição se une e se fortalece, o governo sinalizava que não estava nem aí para 2026.
DESCARTE
De acordo com fontes do governo Fátima, não há espaço definido na gestão estadual para o ex-vereador Milkley Leite, que deixou de ser candidato à reeleição para compor chapa com Natália.
Perdeu a eleição, perdeu o mandato e não há expectativa de cargo. O PT sendo PT. Aliado só serve para servir.
ESPAÇOS
Segundo as informações que circulam nos gabinetes governamentais, não haverá espaço para Milkley, nem para Júlia Arruda. E até o PT origem, ex-prefeito Odon Jr., não terá espaço de destaque no governo.
PIX
A vitória da mentira sobre a verdade. Quando a fake news derruba um fato verdadeiro. A metralhadora giratória sobre a taxação do Pix no Brasil foi mais uma prova de que o governo precisa se comunicar melhor e enfrentar de maneira ostensiva o festival de mentiras que muitos propagam.
PIX II
O governo, via Receita Federal, errou no formato da apresentação da medida, o que provocou a inundação de fake news. Depois, teve coragem de recuar e revogar a portaria da Receita.