VITÓRIA
O relógio marcava 18:16h quando foi contabilizado o voto de número 41, que deu a vitória ao senador Rodrigo Pacheco, que viria a alcançar 49 votos, contra 32 do potiguar Rogério Marinho.
VISIBILIDADE
Mesmo com a derrota, Rogério Marinho cresceu em estatura política no Congresso Nacional. Teve visibilidade gigante, abriu canais e tem tudo para se consolidar como liderança da oposição ao governo Lula.
HABILIDADE
Sobrou traquejo político e habilidade em Ezequiel Ferreira para costurar sua eleição e reeleição para a presidência da Assembleia. Na velocidade certa, sem açodamento, Ezequiel soube o momento de parar ou avançar.
DESISTÊNCIA
Na tarefa de buscar o consenso entre seus aliados, Tomba Farias, Kleber Rodrigues e George Soares, Ezequiel conversou individualmente com cada um e sentiu quem estava mais resistente ou não. O primeiro a desistir da candidatura foi Tomba, que comunicou sua decisão a Ezequiel ainda na segunda-feira.
CONFLITO
Com a desistência de Tomba, restava ainda Kleber e George. Não havia consenso e nem sinal de desistência ou composição. Como os dois são deputados da base do governo, nada como alguém do próprio governo para resolver o conflito entre os aliados.
CONFLITO II
Para resolver o problema na véspera da eleição, Ezequiel foi com Kleber e George para uma reunião com Raimundo Alves, que mantinha contato telefônico com a governadora Fátima Bezerra para deixar a irmã de Tetê a par de tudo.
DEFINIÇÃO
Durante a reunião com o chefe da Casa Civil do governo e o presidente da Assembleia, os dois deputados mantiveram disposição de não desistir para apoiar o outro. Dessa forma, surgiu a ideia de que o impasse seria resolvido com o nome de Ezequiel, que era consenso entre todos.
DEFINIÇÃO II
Nesse momento, houve concordância de Kleber e de George e ambos desistiram da candidatura e emprestaram apoio a um novo mandato para Ezequiel. Para fechar o acordo, Ezequiel assumiu compromisso de abrir espaço na Mesa Diretora para os três desistentes.
ESPAÇOS
A Mesa Diretora da Assembleia, no primeiro biênio, trouxe Tomba como vice de Ezequiel e Kleber como primeiro secretário. Dois cargos importantes na estrutura da Casa. No segundo biênio, Kleber fica como vice e Tomba assume a secretaria. George participa de ambas.