NOMES
Quem conversa com gente do governo Fátima Bezerra, tem a sensação clara que a governadora é candidata ao Senado, passa o governo para Walter Alves ser candidato à reeleição e terá Zenaide Maia como candidata a outra vaga no Senado.
FUTURO
O fato é que Fátima chegou a pensar em permanecer no cargo até o final e depois assumir um ministério num eventual Lula 4. Porém, o PT Nacional não abre mão da candidatura da irmã de Tetê ao Senado em 2026.
ESTRATÉGIA
A questão é que o PT Nacional vislumbra um crescimento da extrema direita de olho nas cadeiras do Senado. Afinal, é uma Casa que iguala um senador de São Paulo ao de Sergipe e tem muita força nas decisões da República.
SUPREMO
Uma das peças postas em avaliação é que o Senado é que vota impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal. Quem tem maioria no Senado, elege o presidente da Casa, que é responsável por pautar ou não pedido de impeachment de ministros do STF.
MUDANÇA
Um Senado que possa votar impeachment de um ministro do STF por pura birra é um risco gigante. Se voltarmos um pouco o filme, já imaginou se Alexandre de Moraes tivesse sido cassado pelo Senado? O quadro no Brasil teria sido outro e talvez não estivéssemos aqui debatendo política e eleições.
CANDIDATURA
Diante da importância do Senado para os planos do governo Lula em 2026, torna-se imperiosa a candidatura de Fátima Bezerra. Com o MDB aliado federal e local, não há porque Walter não ser candidato natural. Esse é cenário.
ALIANÇA
Aliados políticos que mantém a aliança e fazem questão de dizer que estarão juntos em 2026, Walter Alves e Ezequiel Ferreira sabem que a união entre eles só fortalece a dupla. Não há ruídos na relação do vice-governador com o presidente da Assembleia.
OPOSIÇÃO
Enquanto o governo precisa se organizar, valorizar aliados e diminuir o desgaste, a oposição tem nomes para 2026. Senadores Styvenson Valentim e Rogério Marinho e prefeitos Allyson Bezerra e Álvaro Dias. Daí poderá sair os principais nomes da oposição para a disputa majoritária.
CHAPA
O colega do topete elegante e sorriso largo Heitor Gregório, traz a informação que a chapa dos sonhos do deputado Nélter Queiroz é Allyson Bezerra governador e Nina Souza na condição de vice; ambos, do União Brasil.
PRESSÃO
Governo Fátima vem sofrendo pressão por uma reforma no secretariado para 2025. O PT é muito guloso. Gosta dos aliados para ter apoio e ganhar eleição; quando está no governo, quer governar sozinho.
FEDERAL
Em Brasília também é assim. A questão é que Lula é maior que o partido e tem visão mais abrangente. Aqui e lá, se dependesse de alguns mais radicais, o partido estaria sozinho na governadoria e na Esplanada.
BOLO
Na política, quem quer comer o bolo sozinho, tem indigestão. Para os poucos desatentos, bolo é o governo e indigestão é a derrota.