CONSENSO
O consenso prevaleceu na eleição para presidente da Assembleia e o deputado Ezequiel Ferreira deverá ser reconduzido pelos dois biênios. O ‘racha’ entre Kleber Rodrigues e George Soares e o surgimento da candidatura de Tomba Farias tornaram possível um consenso em torno do nome que não tinha nenhuma restrição, o de Ezequiel.
GOVERNO
Um deputado disse à coluna que a governadora Fátima Bezerra ficou satisfeita com o desfecho da eleição da mesa diretora da Assembleia e a permanência de Ezequiel pelos dois mandatos.
DEFINIDO
Até o fechamento da coluna, 20h desta terça-feira, estava definido que Ezequiel seria eleito e reeleito para os dois biênios, tendo Tomba Farias como vice no primeiro e Kleber Rodrigues no segundo biênio. Porém, a eleição é hoje, quarta-feira. Dificilmente haverá surpresas. Porém, em política, tudo é possível. Até não acontecer nada de diferente e correr tudo como combinado.
PERFIL
Dos oito deputados federais que tomam posse hoje em Brasília, metade é moderada e metade extremada.
ESQUERDA
Pela extrema esquerda, a deputada Natália Bonavides e Fernando Mineiro; ambos do PT, que tanto sabem atacar como defender. Sendo que Mineiro é mais experiente nos embates parlamentares. Serão dois deputados que irão defender Lula sempre e atacar os bolsonaristas.
DIREITA
Pela extrema direita, estão na linha de frente os deputados General Girão e Sargento Gonçalves. Girão adquiriu experiência do primeiro mandato e agora vai atuar na oposição atacando Lula e defendendo Bolsonaro. Lagartão é inexperiente nos embates parlamentares. Deverá se unir à bancada das forças de segurança ou da bala.
MODERADOS
Dos quatro moderados do RN, no caso da Câmara em Brasília, o mais experiente e ‘manhoso’ é João Maia, que nunca entra em embates, atua mais nas sombras e nos bastidores.
MODERADOS II
Robinson Faria tem uma história no comando de Casa Legislativa, mas é novato e inexperiente em Brasília. Politicamente, já apoiou os governos de Lula e do PT e por último, foi fiel defensor de Bolsonaro. Deve ouvir mais que falar. Não é perfil de Robinson entrar em embates. Só em último caso.
MODERADOS III
Paulinho Freire é exímio articulador e passa longe de bola dividida. Será discreto e só aparecerá se julgar que será positivo. O outro é Benes Leocádio, que teve postura tímida no Parlamento, mas soube usar o mandato para atuar junto às bases e ser reeleito.