CRESCIMENTO
Chegando à reta final da campanha para presidente do Senado, o potiguar Rogério Marinho apresenta crescimento numérico em seu projeto, mas não chega a ameaçar o favoritismo de Rodrigo Pacheco.
POSTURA
Rogério tem tentado passar uma postura de ‘moderado’ para presidir o Senado, mas apoiou as manifestações golpistas da extrema direita em frente aos quartéis.
EXTREMISTA
O senador Styvenson Valentim disse que há pontos convergentes com Rogério Marinho, mas apontou divergência pelo fato do filho de Valério ser de “extrema direita”.
PASSADO
Na verdade, Rogério Marinho nunca foi de extrema direita. Pelo contrário. Foi moderado no PSDB e centro esquerda no PSB. Quem o levou ao extremo foi o ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje não é boa companhia para quem quer presidir o Legislativo.
DECISÃO
A grande mídia aponta o que vai fazer a diferença na eleição para a presidência do Senado: as traições. Como o voto é secreto, os traíras podem dizer que votam em um e apertar o botão para votar no outro.
ASSEMBLEIA
A eleição para a presidência da Assembleia vai confirmar Ezequiel Ferreira para o primeiro biênio. Kleber Rodrigues deve ser o presidente no segundo biênio. George Soares perdeu o caminho da articulação.
PRESTÍGIO
A posse do vereador Eriko Jácome como presidente da Câmara de Natal, contou com a presença do vice-governador Walter Alves, que preside o MDB no RN, do qual Eriko é filiado.
PREJUÍZO
Prefeita de Extremoz, Jussara Jales, vai entrar com ação na Justiça Federal para fazer valer o Censo 2022, que elevou a população da cidade e fez subir o índice que estabelece o valor do FPM para os municípios. Extremoz saiu de 29 mil habitantes para 61 mil moradores. O índice sairia de 1.4 para 2.4, o que aumentaria em mais de R$ 2 milhões na conta.
OPOSIÇÃO
A oposição é um dos oxigênios da democracia, pois o contraditório fortalece o debate e faz com que governantes não sejam tentados a dublê de ditadores. Lula vai enfrentar uma forte oposição e isso é importante até para seu governo. Porém, a matéria-prima da oposição não pode ser a mentira e nem o ódio. Para merecer crédito, precisa ser feita com consistência e seriedade.