ELE VEM
Finalmente o presidente Lula define presença na campanha de Natália Bonavides em Natal. Será amanhã e fará parte da segunda semana de campanha do segundo turno. A pressão do PT local em Brasília funcionou para a vinda do presidente.
AGENDA
Para evitar dizer que vem somente para um evento político, a agenda do presidente Lula criou um evento administrativo para justificar a vinda do presidente no meio da semana. Bolsonaro fez muito isso também.
TEMPO
O presidente Lula não tinha vindo a Natal desde sua eleição em 2022. Passou pelo RN às carreiras em setembro de 2023. É muito tempo sem aparecer na capital. E vem numa agenda ‘inventada’ para amparar um comício eleitoral.
EFEITO
A vinda do presidente Lula é representativa e vai incendiar a militância do PT neste segundo turno. A força eleitoral e as consequências da visita a Natal em relação a Natália, somente o tempo irá responder.
LOCAL
Não foi à toa que a campanha de Natália escolheu a Zona Norte para o comício de Lula. No maior colégio eleitoral da capital, Paulinho Freire ganhou folgado de Natália, que ficou em terceiro lugar, atrás de Carlos Eduardo.
POSTURA
Deputada Natália Bonavides se vê numa complicada equação de ter que justificar seu voto em pautas polêmicas. A campanha da candidata tenta desmentir um fato como se fosse fácil trocar interpretação por votação.
MENTIRAS
Carlos Eduardo, no apagar das luzes de sua saída do jogo eleitoral de Natal, disse que sua imagem foi desconstruída ‘com mentiras’. Esqueceu de dizer quais mentiras foram ditas e porque ele não conseguiu direito de resposta se o material apresentado não era verdadeiro.
RANÇO
Carlos Eduardo não escondeu o ranço que ficou de ter perdido o pedestal para um ex-amigo, o marqueteiro Alexandre Macedo. O fato é que Macedo ‘matou’ o filho de Agnelo com verdades que ele achava que não seriam iluminadas.
NÚMEROS
Afinal, PSDB e MDB estão realmente maiores que o pleito de 2020, quando anunciavam cerca de 80 prefeitos juntos? Na realidade, nessa contabilidade de prefeituras, nem sempre o número é o mais importante.
NÚMEROS II
Os números são interessantes, mas o importante é a votação de cada cidade. Você pode ter 20 Viçosas que não chega à votação de Salatiel em Parnamirim. Ter 50 Viçosas não chega à votação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. Ou seja: Apenas 2 candidatos teriam a força eleitoral de 70 cidades do tamanho de Viçosa.
MOSSORÓ
Por falar em Allyson, o prefeito de Mossoró fez história nos números que impressionam. Foi o prefeito que teve o maior número de votos e de percentual da história de Mossoró. Ganhou em todas as urnas por disparates como 250 a 1, 240 a 3. Foi a maior peia eleitoral da Terra de Santa Luzia.