POSIÇÃO
A campanha do segundo turno em Natal vai começar para valer e o pacote de maldade dos dois lados está sendo preparado. O que Paulinho fez como deputado está sendo fuçado pela lupa vermelha; como Natália votou em certas situações, está sendo separado pelo exército macedônico.
PACOTES
O que Paulinho Freire fez no verão passado; qual foi a última invasão de Natália. O comportamento amigável do primeiro turno, dará lugar a troca de pancadas e temas indigestos para ambos. A desconstrução de imagem vai começar. Só não vale usar mentira. Verdade tá liberada. “Quem for podre que se tore”, já dizia um xeleléu das antigas.
NACIONAL
Os dois candidatos que vão disputar o segundo turno em Natal são prioridade para seus respectivos partidos. Paulinho se reuniu em Brasília com a cúpula do União Brasil e Natália esteve com a direção do PT.
CONTABILIDADE
Os cálculos de quem elegeu mais prefeito nessa eleição está parecido com as escolas e cursinhos no pós-Enem, todo mundo passou em primeiro lugar. Falta vaga para tanto vencedor e parece que os alunos estudaram em várias escolas ao mesmo tempo. Na política também está assim. Ou quase.
CONTABILIDADE II
O grupo político da governadora Fátima Bezerra contabiliza mais de 100 prefeitos aliados eleitos ou reeleitos no pleito de 2024. O grupo do senador Rogério Marinho também cita ‘mais de 100 prefeitos aliados’ como vitoriosos.
CONTABILIDADE III
Como no RN só tem 167 e não mais de 200, a chapa Farinho, ou Fátima Bezerra e Rogério Marinho, que ganhou a eleição em palanques separados em 2022, está mais viva do que nunca.
Será que vão reeditar a chapa Farinho em 2026 em formato diferente?
PREFEITOS
O fato é que, como não há fidelidade partidária para o Executivo, o número de prefeitos hoje é relativo. Afinal, o gestor pode mudar de partido na hora que quiser, desfigurando a contabilidade original de 2024. O que vai contar é o destino do apoio dos gestores de hoje na eleição de 2026.
CONFRONTO
Alguns apaixonados por política que acompanham os debates na Câmara de Natal, contam as horas para ver o embate entre os vereadores Matheus Faustino, da extrema-direita e Daniel Valença, da extrema-esquerda. As cadeiras da Câmara precisam estar parafusadas com buchas profundas.
LARGADA
A eleição de Natal ainda nem terminou e o vereador Kléber Fernandes já anunciou candidatura a deputado no pleito de 2026. Deu nem tempo de comemorar a atual, já está de olho na próxima.
GOLPE
Sem chamar muito a atenção para a gravide do fato, a Câmara dos Deputados caminha para dar um golpe na democracia, atingindo o Judiciário.
GOLPE II
Em um dos projetos, uma PEC limita os poderes do STF; em outro, permite que os parlamentares derrubem decisões da maior Corte de Justiça do País. Esse atual Congresso é o pior e mais perigoso da história recente da República.