ALPENDRES
Nos vastos alpendres das casas de veraneio na chamada Grande Natal, as confabulações políticas rondam em todas as horas do dia e da noite. Suficiente ter apenas duas figuras ilustres da política tupiniquim para rolar conjecturas sobre os próximos lances que tomam conta das rodinhas. Ou seja: as eleições da Assembleia Legislativa para os biênios 23/25 e 25/27 e também o pleito municipal de 2024.
ASSEMBLEIA
Na Assembleia Legislativa são favas contadas a eleição do deputado Ezequiel Ferreira de Souza para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – ALRN, para o biênio 23/25. Seguindo as regras anteriores, os deputados estaduais querem fazer as duas eleições num só dia, 01/02. E estando definido o presidente do biênio 23/25, resta saber quem será o próximo presidente da ALRN no período de 2025 a 2027. No páreo, contando com o apoio da governadora Fátima Bezerra, estão os nomes dos deputados Kleber Rodrigues e George Soares. Desse mesmo lado, Kleber saiu na frente, juntando deputados da situação e da oposição.
ASSEMBLEIA II
Pela oposição e com perfil de quem dará muito trabalho ao governo do estado está o deputado Tomba Farias (PSDB). O representante da Terra de Santa Rita de Cássia garante estar pavimentando bem a estrada que irá leva-lo à presidência do Palácio José Augusto, mesmo sabendo que a governadora Fátima Bezerra vai “mexer com os pauzinhos” para evitar que isso aconteça. Faltam apenas 5 dias para a eleição. E Tomba não desiste.
RENÚNCIA
Na próxima segunda-feira, 30/01, tem renúncias acontecendo na Câmara Municipal de Natal, que são da vereadora Divaneide Basílio (PT) e do seu colega Paulinho Freire (União Brasil) só que Paulinho vai apresentar duas renúncias. A princípio, Paulinho renuncia à condição de presidente do legislativo municipal, deixando de administrar um orçamento de mais de R$ 80 milhões/ano, e a seguir apresenta sua renúncia do cargo de vereador, quando ambos seriam concluídos em 31 de dezembro de 2026.
LEGISLATIVO
Tanto Paulinho Freire, quanto Divaneide estão em crescente nas Casas Legislativas. Enquanto a vereadora do PT dá um salto e agora vai legislar na Assembleia Legislativa, Paulinho Freire muda até de residência e vai morar em Brasília, assumindo a Câmara dos Deputados.
Ainda não se conhece os sonhos mais vivos da agora deputada Divaneide Basílio, mas se sabe que Paulino Freire – que já esteve por lá interinamente e complementando o mandato da então prefeita Micarla de Sousa – sonha em ter lugar conquistado por eleição como Prefeito da Capital. Ou seja, ele quer disputar o pleito de 2024, na condição de candidato a Prefeito de Natal.
Ele nega, mas quer.
DISPUTA
Quem também está “lambendo a rapadura” para disputar o pleito de 2024 é o comunicador Bruno Giovanni, o BG, que ontem se reuniu com 40 comunicadores e jornalistas em almoço. O objetivo da reunião foi o de pavimentar caminhos a serem percorridos com vistas a disputa para Prefeito de Natal com sensatez.
SENADOR
Quem diria, hein? Theodorico Bezerra Neto é o novo Senador da República, representando o Rio Grande do Norte. É que esse mandato de 8 anos foi completamente fatiado. A eleita foi Fátima Bezerra, que derrotou Vilma de Faria, numa dobradinha que fez com Robinson Faria. Quatro anos depois, Fátima se elege Governadora e Jean-Paul Prates assume o mandato, onde se destaca e agora é escolhido pelo presidente Lula para presidir a Petrobras. Ao apagar das luzes, faltando apenas 5 dias para findar o mandato, assume a vaga o agora Senador Theodorico Bezerra Neto.