SABATINA
Com a edição de hoje, o Diário do RN encerra a série de sabatinas que fez com os candidatos a prefeito de Natal. Espaços iguais, destaques iguais para todos. Somente Carlos Eduardo não participou; assim como não participou de debates durante a campanha inteira.
EXPECTATIVA
Petistas grisalhos ou sem cabelo, estão otimistas em relação à possibilidade de ver a deputada Natália Bonavides no segundo turno da eleição de Natal. Segundo eles, a militância vermelha se ‘assanha’ nos últimos dias de campanha.
RETROSPECTO
A turma vermelha relembra situação de Jean Paul Prates em 2020, quando o ex-senador cresceu na reta final e superou 14% dos votos no pleito em que Álvaro Dias derrotou todo mundo no primeiro turno.
ESPERANÇA
A expectativa da turma de Lula é Natália crescer nessa reta final e atropelar Carlos Eduardo, tirando o ex-prefeito da disputa e encarando Paulinho Freire no segundo turno. Será?
FORÇA
Fato é que Paulinho está com a força dos vereadores nas bases e Natália tem a força da militância. Nesse aspecto, Carlos Eduardo leva desvantagem por não ter quem cuide e ‘pastore’ seus votos nos dias que antecedem o pleito.
PASSADO
Em 2004 – na eleição em que Carlos Eduardo tinha Micarla como vice e venceu Luiz Almir, que tinha Luís Eduardo na vice – na semana que antecedia a eleição, o seresteiro estava virtualmente eleito. Até que Wilma de Faria botou seu exército nas ruas e virou o jogo.
VIRADA
Naquele momento, o povo da Guerreira foi a militância que faltava a Carlos Eduardo. Luiz Almir tinha votos, mas sem militância ou cabos eleitorais e ficou vulnerável. O filho de Agnelo venceu por 51% a 48% ou pouco mais de 14 mil votos de maioria.
LEMBRANÇA
Foi justamente nessa eleição de 2004 que a governadora Fátima Bezerra ficou em quarto lugar na disputa, perdendo inclusive para o saudoso Miguel Mossoró. O homem da ponte para Fernando de Noronha ficou com 18% do eleitorado e Fátima só obteve 7%. O mundo dá voltas.
ENGORDA
Correta a posição da procuradoria geral do Estado de não se manifestar a respeito da situação da Engorda de Ponta Negra. A Prefeitura assumiu por conta e risco as consequências de realizar a obra sem licenciamento ambiental. Não há porque o governo interferir.
ADESÃO
Foi-se o tempo em que o anúncio de adesão de candidato a vereador a um candidato a prefeito era um verdadeiro acontecimento político. Hoje, quando uma adesão é anunciada, vira motivo de piada, justamente pelos personagens envolvidos.
PASSAGEM
Decisões acertadas do prefeito Álvaro Dias e da governadora Fátima Bezerra em assumir os custos das passagens na eleição e garantir a gratuidade no transporte.