FATO NOVO
A campanha eleitoral em Natal chega em sua última semana sem a ocorrência de nenhum fato novo relevante que possa alterar o quadro. O cenário, medido pela pesquisa DataVero/98FM é de crescimento de Paulinho e Natália e queda de Carlos Eduardo.
FATO NOVO II
O fato novo que poderia alterar a configuração atual seria a vinda do presidente Lula para dar uma força na candidatura de Natália Bonavides. Sem Lula, a petista dificilmente estará em condições de lutar por uma vaga no segundo turno.
FATO NOVO III
O único fato novo previsto para quinta-feira é o debate da InterTV Cabugi, que já tem a presença de Carlos Eduardo confirmada. Afinal, ele não participou de nenhum debate e neste estará frente a frente com seus principais adversários.
SEM MUDANÇA
O chamado fato novo só terá consequências eleitorais se algo de grave ocorrer durante o debate. Se transcorrer dentro da normalidade, não terá efeito de mudar o quadro para o domingo.
PESQUISA
A última pesquisa do primeiro turno da rádio 98 FM será feita em três dias, quarta, quinta e sexta e o instituto DataVero vai ouvir a opinião de 2 mil eleitores sobre a eleição em Natal. Será divulgada na sexta, às 18h, pelo jornalista Felinto Filho.
CRESCIMENTO
Na reta final da campanha, bases eleitorais e militância fazem a diferença. Nesse caso, Paulinho e Natália levam vantagem pois ambos contam com estrutura política e militância. Carlos Eduardo, sem apoio de lideranças ou militância, fica na desvantagem.
AÇÃO
O MDB deve ser a piada dessa eleição em Natal. O presidente da legenda traiu o apoio do partido a Natália Bonavides com aval do presidente Estadual do partido e agora denuncia que seus candidatos a vereador estão sendo assediados por integrantes de outros partidos. Deve ser piada.
FUTURO
O vice-governador Walter Alves pode ter dado um passo errado ao não se pronunciar sobre a traição do MDB de Natal a Natália, candidata do PT. No futuro, o filho de Garibaldi espera ser o candidato apoiado pelo PT para governador. Se a tese de reciprocidade for estabelecida, Waltinho receberá o troco do PT.
ENGORDA
A Prefeitura de Natal pode realizar a obra da Engorda de Ponta Negra sob decreto de emergência. É legal e possível. O que não pode é o secretário Thiago Mesquita faltar com a verdade e dizer que a nova jazida está licenciada. Não está. E ele sabe disso.
DECRETO
É possível realizar obra desse porte sem licenciamento, desde que esteja amparada por decreto de emergência. A nova jazida deveria ser licenciada pelo Ibama e não foi. A obra pode ser feita e a Prefeitura assumirá as consequências. O secretário só precisa falar a verdade. Coisa que não tem feito.