É HOJE!
A campanha eleitoral em Natal já começou desde o dia 16 de agosto. Porém, as mobilizações realizadas pelos candidatos não foram suficientes para ‘mexer’ com a população a ponto de alterar o quadro do início de junho. Agora, o jogo começa pra valer.
VITRENE
O horário eleitoral no rádio e na TV é uma vitrine poderosa e capaz de influenciar o eleitorado e também de mudar o quadro. Mudar o quadro significa tanto Carlos Eduardo disparar e vencer em primeiro turno, quanto seus adversários crescerem e definir a disputa no segundo turno.
MUDANÇA
As inserções, principalmente, terão efeito mais forte junto ao eleitorado justamente por ter um conteúdo mais forte, mais direto. Ressuscitar algo negativo do passado, que as pessoas não lembram mais, tem também efeito forte.
VERACIDADE
O que nenhum candidato pode usar numa campanha política é um fato desprovido de veracidade.
A verdade é inegociável. O risco de usar meia verdade ou uma mentira é altíssimo e pode ter como fatura a derrota. Além da derrota, a desmoralização pública.
ALVO
Carlos Eduardo será o alvo. Primeiro porque lidera as pesquisas. Segundo porque já foi prefeito quatro vezes. Dois fortes motivos para ser o alvo preferencial de quem quer assumir sua posição de favoritismo. Como ele será atingido, aí é outra história.
VULNERABILIDADE
Carlos Eduardo já administrou Natal em quatro oportunidades. Há situações legais no TCE que são negativas e problemas que nunca foram resolvidos. Seu passado é sua vulnerabilidade. O que virá dos adversários nas inserções e nos programas, saberemos a partir de hoje.
VICE
Paulinho Freire foi vice de Micarla. Por enquanto, é isso que os adversários planejam para atingir o candidato do União Brasil. A questão é: Usar Micarla negativamente vai atingir o objetivo? Saberemos em breve. Inclusive qual será a reação da Borboleta.
INVASÃO
Contra Natália Bonavides, o de sempre, de que a deputada do PT estimula invasão de propriedade privada, é favorável à legalização das drogas e a favor do aborto. Que peso isso terá no pleito, saberemos jajá.
ATIRADOR
Ex-deputado Rafael Motta é franco-atirador e parece disposto a bater em todo mundo. O problema é que ele não tem tempo de TV e não terá inserções. Deverá usar as redes sociais. Vai resolver? O tempo nos dirá.
DEBATE
Na segunda-feira, após a exibição do programa eleitoral, os candidatos vão se encontrar pela primeira vez após os ataques que devem ocorrer na propaganda. Será no debate da 98 FM.
DEBATE II
Segunda-feira, 2 de setembro, a partir das 20h, o jornalista Felinto Rodrigues Filho comanda um debate com regras que permitem mais dinamismo e tempo para os candidatos. Carlos Eduardo, Paulinho Freire, Natália Bonavides e Rafael Motta vão ficar frente à frente. Imperdível.
EDIÇÃO
Chegamos ao número 382 do Diário do RN. São 2 anos de muita luta, batalha diária, desafios, conquistas, alegrias e dificuldades. Mas estamos aqui, de pé para seguir em frente. Obrigado a Deus por nos ter permitido chegar até aqui. Obrigado aos leitores, anunciantes e colaboradores.
Que Deus nos dê discernimento, coragem e saúde; nos proteja e nos guie.