CENÁRIO
Pesquisa DataVero 98 FM realizada após as convenções partidárias, não apresentou grandes alterações no cenário eleitoral natalense. Carlos Eduardo continua na liderança e cresceu um pouco em relação ao último levantamento.
OSCILAÇÃO
A oscilação numérica do percentual de Carlos Eduardo varia entre 35% a 40%, respeitando a margem de erro das pesquisas. Paulinho Freire consolida o segundo lugar e Natália ainda não entrou no ritmo de crescimento.
TURNO
Pelos números da pesquisa DataVero 98 FM, caso o levantamento fosse transformado em voto, os percentuais apontam para a realização do pleito em dois turnos.
SOMA
Carlos Eduardo tem 40,3% das intenções de voto. Para vencer no primeiro turno, ele teria que ter percentual acima da soma de todos os adversários. Quando somamos os percentuais de Paulinho, Natália e Rafael, chegamos a 39,9. Nesse caso, Carlos Eduardo estaria eleito em primeiro turno.
RELEVÂNCIA
Quando olhamos o quadro de candidatos, pensamos somente nos quatro principais. Porém, numa eleição apertada, os ‘pequenos’ assumem sua relevância.
RELEVÂNCIA II
No cenário somente com Carlos Eduardo, Paulinho, Natália e Rafael, o filho de Agnelo venceria no primeiro turno. Quando você soma a votação dos três aos percentuais de Heró e Nando Poeta, o quadro muda.
RELEVÂNCIA III
Apesar de pontuar com apenas 0,3% cada um, Heró e Nando somam 0,6%. Quando esse percentual é acrescido dos 39,9%, chegamos ao número de 40,5%, ou seja: Por apenas 0,2%, a disputa iria para o segundo turno.
DISPUTA
Na realidade, Paulinho, Natália e Rafael deverão crescer quando a campanha começar. Tudo vai depender do crescimento de Carlos Eduardo. Se disparar, vence no dia 6 de outubro. Se mantiver essas pequenas oscilações, teremos outra disputa no final de outubro.
TRANSFERÊNCIA
De acordo com os números da pesquisa DataVero, quase 50% dos eleitores que aprovam a gestão do presidente Lula, votam em Carlos Eduardo e apenas 18% dizem votar em Natália Bonavides. A missão da petista é convencer o eleitor que aprova Lula a não votar em Carlos Eduardo.
GOVERNO
Da mesma forma ocorre com os eleitores que aprovam a gestão Fátima Bezerra. 44% de quem aprova Fátima, diz votar em Carlos Eduardo e apenas 26% diz optar por Natália e 15% em Paulinho.
PREFEITURA
No caso de Álvaro Dias, dos eleitores que aprovam a gestão municipal, 38% votam em Carlos Eduardo e 36% escolhem Paulinho. O desafio de Freire é convencer o eleitor que aprova Álvaro a votar nele e não em Carlos Eduardo.