DIPLOMAÇÃO
A solenidade de diplomação do presidente Lula é simbólica sob vários aspectos, especialmente pelo fato de ser o primeiro brasileiro a ser três vezes presidente, saindo da condição de presidiário para vencer a eleição contra um presidente no exercício do mandato.
MOVIMENTO
Depois da diplomação de Lula pela Justiça Eleitoral, não há mais nenhuma razão para que os golpistas em frente aos quartéis permaneçam nesses locais. Protesto sem sentido numa democracia em construção como a nossa.
PETROBRAS
Cresce o nome do senador Jean Paul Prates para ser presidente da Petrobras. A imprensa chegou a citar que Josué Gomes, filho de José Alencar, seria concorrente de Paul na indicação. Porém, o nome do senador petista tem muito mais robustez pelo seu conhecimento e experiência na área de energias.
CONTATO
Além do currículo na área, Jean Paul cultivou ligação direta com Lula, com quem manteve estreita ligação durante a CPI da Covid, na condição de líder da minoria.
CARGO
Sherloquinho diz que ouviu nos corredores da governadoria, que a direção do DETRAN será entregue ao vice-governador Walter Alves. Hoje, a indicação é do deputado Rafael Motta.
NOMEAÇÃO
Por falar em Rafael Motta, o deputado que disputou o Senado e perdeu, poderá ser indicado pelo PSB para um cargo expressivo no futuro governo Lula.
AUMENTO
A posição contrária de setores produtivos ao aumento do ICMS, que foi ventilado pela governadora Fátima Bezerra, poderá dificultar a aprovação na Assembleia.
INTOLERÂNCIA
O caso de bolsonaristas que hostilizaram o deputado eleito Fernando Mineiro em Brasília, cai na conta da intolerância reinante na era Bolsonaro. O contraditório é o oxigênio da democracia, mas deve haver respeito com quem pensa diferente.
RACISMO
Absolutamente inaceitável a atitude de duas mulheres que espancaram uma mulher negra e usaram expressões racistas. O pior é que há uma médica nesse episódio. O racismo precisa ser combatido com rigor.