NÚMEROS
A pesquisa DataVero/Diário do RN reforça a liderança isolada do ex-prefeito Carlos Eduardo até este momento. Mostra a força de sua candidatura, mas também consolida um teto de crescimento na faixa dos 40% do eleitorado.
LIDERANÇA
Carlos Eduardo tem o recall de ter sido quatro vezes prefeito de Natal e ter disputado a última eleição, em 2022, quando perdeu para Rogério Marinho na disputa por uma cadeira no Senado.
FORÇA
Inegável a força do ex-prefeito, bem distante de seus adversários. Mas sem gordura para gastar. É confortável sua posição, mas não pode se considerar prefeito de férias.
PESO
A situação de conforto de Carlos Eduardo pode melhorar ou piorar, a partir do possível apoio do prefeito Álvaro Dias.
PESO II
Afinal, Álvaro pode levar 10 ou mais pontos para proporcionar uma possível vitória em primeiro turno; mas pode também subtrair 10 ou mais, desidratar o ex-prefeito e fazer seu candidato crescer, garantir o segundo lugar absoluto e lutar pela passagem para o segundo turno.
NATÁLIA
A deputada Natália Bonavides está em situação de empate técnico com Paulinho Freire; ambos com dois dígitos e com potencial de crescimento após o recebimento dos respectivos apoios.
PAULINHO
O deputado Paulinho Freire já conta com o apoio dos senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, apesar desse apoio ainda não ser contabilizado pelo eleitorado. Ele também pode vir a contar com o apoio do prefeito Álvaro Dias, o que lhe garantiria substancial reforço.
NACIONAL
A deputada Natália Bonavides também não tem em sua contabilidade eleitoral o peso de lideranças do PT, principalmente o respaldo público do presidente Lula. Isso poderá engordar o capital eleitoral da parlamentar.
ESPONTÂNEA
O levantamento DataVero/Diário do RN em relação ao interesse do eleitor a respeito de seu candidato (a), feito de forma espontânea, revela que o jogo ainda não começou.
ESPONTÂNEA II
Os números revelam que a eleição está aberta. 64% não sabe em quem votar ou não respondeu; já 16,8% afirma não votar em nenhum candidato. Percentuais significativos para um pleito que só começa de julho para agosto.
DECISIVO
Os números da pesquisa DataVero/Diário do RN reforçam ainda mais a importância e o peso decisivo do prefeito Álvaro Dias. E aí entra a questão de ser ou não fundamental. Se apoiar Carlos Eduardo, pode garantir a vitória, mas ouvir depois que ganharia de qualquer maneira; se apoiar Paulinho, pode ser o grande vencedor se Freire for eleito.
DECISIVO II
O pai de Adjuto tem prós e contras para apoiar Carlos Eduardo ou Paulinho Freire. Extraindo as pressões das duas candidaturas, somente Álvaro Dias sabe o que será melhor para ele politicamente.