CANDIDATURA
Ex-deputado Rafael Motta assume que vai ser candidato a prefeito de Natal pelo PSB, partido que preside no Estado. Candidatura legítima. Porém, acredito que meio fora do tempo.
APOIO
Rafael Motta sai da gestão de Álvaro antes do prazo de desincompatibilização e deixa claro que não sai satisfeito, pois esperava ser uma das opções do prefeito para sua sucessão. Apesar disso, o filho de Ricardo acredita que Álvaro poderá lhe apoiar. Na verdade, ele não acredita nisso. Só disse.
PESO
A partir do momento em que assume a candidatura a prefeito de Natal, Rafael Motta vai em busca da viabilidade eleitoral. Resta saber qual o real peso do ex-deputado na sucessão natalense.
VICE
Na realidade, quando diz na entrevista exclusiva ao Diário do RN, que vai em busca do apoio de Lula para sua candidatura, Rafael sinaliza para o PT. Traduzindo: ‘Posso ser vice de Natália’. Será que o PT vai querer?
QUADRO
Com a candidatura de Rafael Motta, como ficará o quadro sucessório em Natal? Por enquanto, termos quatro pré-candidaturas postas: “Carlos Eduardo, pelo PSD; Paulinho Freire, pelo União Brasil; Natália Bonavides, pelo PT e agora, Rafael Motta, pelo PSB. Seria a garantia da realização do segundo turno em Natal?
PERDIDO
Com idas e vindas, posições esquisitas e movimentos pendulares em relação a sua definição ideológica, Rafael Motta parece meio perdido depois da derrota para o Senado em 2022.
PERDIDO II
Como Rafael Motta fala no apoio de Lula em Natal, de construir com Álvaro um projeto com a base de apoio de Lula e anuncia apoio à reeleição do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, aliado de Rogério Marinho, líder da oposição a Lula?
HOMENAGEM
Mais do que justa a homenagem prestada pelo Senado ao ex-senador Garibaldi Filho. De estilo moderado, o marido de Dona Denise foi escolhido presidente da Casa num momento de turbulência interna. E deu conta.
DISTÂNCIA
Segundo fontes que estão de canela fina de tanto subir e descer as escadas da Prefeitura de Natal, a pressão em busca de gratidão, feita pelo ex-prefeito Carlos Eduardo em relação ao atual Álvaro Dias, só serviu para afastar ainda mais o atual do ex.
DISCURSO
Além do descontrole em relação à própria língua, Carlos Eduardo também dificultaria muito o discurso do prefeito Álvaro Dias em relação ao seu nome. Afinal, o atual gestor tem criticado bastante a forma como o filho de Agnelo lhe entregou a cidade. O discurso da volta fica desprotegido.
DISCURSO II
Outro discurso que ficaria bem desamparado de credibilidade e respaldo seria o do ex-deputado Kelps Lima.
MUDANÇA
Se decidir realmente apoiar Carlos Eduardo, Quéops, o faraó do Egito, vai ter que destruir a grande pirâmide feita com pedras contra o filho de Agnelo. Destruir é fácil; o problema é destruir o que fez de negativo para construir algo positivo.