SINALIZAÇÃO
Conhecido por sua postura moderada em todos os temas, o apoio do deputado federal Paulinho Freire ao pedido de Impeachment do presidente Lula surpreendeu o meio político e foi visto como sinalização ao bolsonarismo.
SINALIZAÇÃO II
Paulinho nunca teve rótulo ou carimbo na política. Seu estilo é moderado e é justamente por esse perfil que a direita o buscou como candidato de centro. Se resolver radicalizar, pode perder justamente o que tem de diferente, a moderação. Se fosse para ter um candidato radical, Rogério Marinho teria escolhido General Girão.
SINALIZAÇÃO III
A questão não é eleitoral. Afinal, assinando ou não assinado pedido de impeachment de Lula, a esquerda não vai votar em Paulinho. A questão é a mudança de perfil. Hoje, Paulinho tem acesso e respeito nos três espectros ideológicos. E precisa manter isso.
CONVERSAS
Por falar em Paulinho Freire, as conversas das lideranças estaduais em torno de sua candidatura ganham gás até o final da semana. A presença de Rogério Marinho em Natal e as conversas agendadas, podem acelerar a definição do posicionamento do prefeito Álvaro Dias em apoio ao nome de Paulinho.
ENGANAÇÃO
De um leitor da barba branca, atento aos atos do prefeito de Natal: “De uma vez só, de 5 candidatos a Deputados federais, Álvaro enganou dois Alves. Prometeu votar em Natal em Garibaldi Alves e Henrique Eduardo para Federal e mandou votar em Paulinho Freire e General Girão, que dobraram os votos com Adjuto Dias para Deputado Estadual”.
INDIGNAÇÃO
Impressiona o festival de hipocrisia na política brasileira em relação a esse episódio da fala de Lula sobre Israel. Os que se abraçaram com representantes oficiais de nazistas e amantes da ditadura, vomitam indignação sobre uma fala; e calam sobre as mortes. A inversão só atende ao fanatismo político cego.
POLARIZAÇÃO
Em sua passagem por Natal, o ex-deputado Marcelo Freixo, pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PT, disse que a eleição municipal não sofrerá tanto efeito da polarização Lula/Bolsonaro.
POLARIZAÇÃO II
Segundo Freixo, no pleito municipal, o cidadão quer saber a respeito da solução dos problemas de sua rua, de seu bairro, de sua cidade. Esse olhar do cidadão para o que lhe impacta diretamente, diminui o peso da polarização nacional. Somente o tempo vai dizer se isso é verdade ou não.
PARNAMIRIM
Expectativa grande para os próximos dias em relação à sucessão em Parnamirim. O prefeito Rosano Taveira tem conversas agendadas com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim. Papo também com o cacique do União Brasil no RN, José Agripino Maia.
PARNAMIRIM II
A partir das conversas com os líderes partidários, que irão definir até a situação de filiação e companheiro de chapa, Taveira deverá anunciar o nome que vai apoiar no pleito de outubro. O comunicador Salatiel de Souza deve ser o escolhido por Taveira.
CARTEL
A questão das cooperativas médicas precisa ser investigada. Há suspeitas de que gigantes do setor ameaçam profissionais que ‘ousam’ aceitar trabalhar para empresas menores. Com a pressão funcionando, as ‘novatas’ não se estabelecem, forçando os contratantes a cair nas garras das gigantes tradicionais.