FEDERAÇÃO
Caso seja realmente efetivada a Federação entre os partidos União Brasil, PP e Republicanos, muda o quadro na sucessão de Natal. Mudança significativa.
MUDANÇA
A principal mudança caso a Federação seja concretizada atinge o ex-prefeito Carlos Eduardo, que estava em vias de receber o apoio do União Brasil para sua candidatura. Esse apoio não poderá ocorrer, pois os três partidos formarão chapa entre si.
CHAPA
A chapa que poderá ser viabilizada é justamente Paulinho Freire como prefeito, tendo a secretária Joanna Guerra como sua vice. Une a bancada, leva Álvaro para o palanque de Paulinho, junto com Agripino e João Maia.
GOLPISTAS
A celebração da democracia contra os atos golpistas deveria unir a classe política que realmente tem apreço pelo regime que tem a liberdade como alicerce. O problema é que nem todos gostam da democracia.
ESTRELA
O Rio Grande do Norte foi brindado com a governadora Fátima Bezerra sendo estrela representativa no ato em Brasília, ao falar em nome de todos os governadores do País.
LAMENTO
Enquanto temos Fátima atuando na defesa da democracia, temos o senador Rogério Marinho em caminho contrário, assim como seu colega Styvenson Valentim. O fundo do poço de uma carreira política parece ser normalizado.
DITADURA
Não há como tergiversar quando o tema é democracia. Quem apoia os atos golpistas, sob qualquer pretexto, é contra a democracia; e, por consequência, a favor da ditadura. Assim se comportaram os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim; e também o deputado General Girão.
SURPRESA
A posição de Girão não surpreende. Ele é um ferrenho defensor da ditadura militar, a quem chama de movimento contra a chegada do comunismo. É vergonhoso ver um parlamentar medíocre eleito pela democracia, ser contrário ao regime que lhe permitiu a eleição.
POSIÇÃO
Ela não tem cargo oficial, mas foi Janja, a primeira-dama do País, que mostrou ao presidente Lula que a aplicação da GLO, que dava poderes aos militares, seria um risco para a democracia naquele momento.
CONTAMINAÇÃO
Na verdade, ainda há uma contaminação muito forte nas forças armadas. É preciso um trabalho de descontaminação com punição aos golpistas fardados.
INTERINO
Agradecimento ao jornalista Bosco Afonso pela interinidade da coluna. Nos brindou com seu talento durante a semana passada.

