COSERN
Só agora que a COSERN falhou em grande escala junto aos veranistas das praias do litoral sul é que a população se deu conta de que a empresa concessionária de energia elétrica do RN, do poderosíssimo grupo espanhol Neoenergia, vem falhando constantemente com a população potiguar. Seja na Capital do Estado, onde as constantes faltas de energia atingem bairros nobres ou da periferia, ou mesmo nos municípios mais longínquos se registram falhas no fornecimento de energia elétrica.
DESCULPAS
Agora, quando a imprensa escancarou as falhas no fornecimento de energia elétrica, é que a COSERN vem com pedidos de desculpas à população. Se pedido de desculpas valesse nessa relação empresa/consumidor/empresa, bem que uma leva de consumidores iria pedir desculpas à Cosern pela falha nos pagamentos de suas contas. Vale?
REJEIÇÃO
Em todas as pesquisas de opinião pública aferidas no município de Parnamirim, há registros de uma considerável rejeição do eleitorado com o prefeito Rosano Taveira e, ao que parece, o chefe do executivo não busca nenhuma reação para melhorar a sua performance junto ao eleitorado. Taveira tem apresentado várias obras no município e tem mais de R$150 milhões em projetos a serem executados. Mas não tem conseguido estancar a sua rejeição.
FÉRIAS
Quem está seguindo ao pé da letra o ditado popular: “descanso enquanto carrego pedras” é o senador Rogério Marinho. Aproveitando o recesso parlamentar, o líder da oposição no Senado Federal montou acampamento no Rio Grande do Norte com o objetivo de visitar os prefeitos correligionários e, com isso, fortalecer cada vez mais o seu Partido Liberal (PL).
ROGÉRIO
Na qualidade de presidente estadual do Partido Liberal no RN, o senador Rogério Marinho não tem visitado apenas os prefeitos correligionários, mas também outras lideranças municipais com vistas às eleições de outubro próximo, quando serão eleitos vereadores e prefeitos. Rogério tem consciência da perda de alguns prefeitos com a saída do deputado João Maia que se transferiu para o Partido Progressista (PP) e está pretendendo compensar essas perdas.
FEDERAÇÃO
Em entrevista concedida essa semana, com exclusividade ao Diário do RN, o senador José Agripino ressaltou que não há alinhamento definitivo do União Brasil (UB) com a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo, mas assegurou que as conversas têm evoluído. Para quem acompanha o quadro político no RN, sabe que esse apoio do UB a Carlos Eduardo está praticamente decidido. Só o entrave nacional é que evitará a consolidação desse apoio.
ENTRAVE
Na mesma entrevista, Agripino falou da possibilidade da formação de uma Federação Partidária envolvendo o União Brasil, o Partido Progressista e o Republicanos. E em nível nacional, a formação dessa Federação está praticamente definida, o que obrigaria ao UB lançar candidatura própria, em Natal, ou apoiar a (o) candidata (o) do Republicanos, presidido no estado pelo prefeito Álvaro Dias, descartando por completo a composição de Agripino e Paulinho Freire com o ex-prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves (PSD).
ENTRAVE 2
Conhecedor profundo dos meandros da política partidária, Agripino está certíssimo quando diz que “é cedo para fechar alianças”. Ele sabe o quanto é viável a formação dessa Federação (UB/PP/Republicanos) fortalecida com 170 deputados federais, 17 senadores e mais 3 potenciais candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e a deputada Tereza Cristina (PP/MS). A Federação teria validade até 2028.
JAIME CALADO
Surfando na sua popularidade construída ao longo de 8 anos em que administrou o município e ajudou ao prefeito Paulinho a governar por mais quase 7 anos, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), hoje Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, pode enfrentar problemas legais para registrar a sua candidatura no próximo pleito de outubro.