OCUPAÇÃO
Integrantes do grupo de apoiadores ao ex-presidente Jair Bolsonaro que ocupam espaços em frente ao 16º Regimento de Infantaria – 16 RI – em Natal, teimam em não querer ser chamados de golpistas. Eles alegam que continuam a protestar contra “eleições viciadas” e por isso pedem a intervenção das Forças Armadas. Até o momento, nenhum ser vivo neste solo brasileiro comprovou qualquer irregularidade nas urnas eletrônicas.
PRESSÃO
O Coronel-prefeito Rosano Taveira, de Parnamirim, tem usado uma tática que deixa seus correligionários à flor da pele. No último dia de dezembro, o prefeito parnamirinense exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados de sua gestão. Todos. Inclusive os secretários. E vai adotar o que já praticou em outra oportunidade. Em regime de conta-gotas, vai nomeando um a um. Seja de sua confiança ou a pedido de alguma liderança política do município, inclusive dos vereadores de sua base de sustentação na Câmara Municipal.
PRESSÃO II
Ao utilizar várias páginas do Diário Oficial do Município para exonerar os cargos comissionados, o prefeito Taveira foi logo avisando que não iria admitir pressão por parte de ninguém e que teria todo o mês de janeiro, até início de fevereiro, para voltar a preencher essas funções no poder executivo. Mesmo recebendo pressão de seus correligionários que ficarão sem salários durante o mês de janeiro, nenhum dos vereadores da base governamental ainda se pronunciou quanto a decisão do Coronel Taveira.
PERDA
Baseado nas informações preliminares prestadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Tribunal de Contas da União começa a realinhar os coeficientes relativos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e já se sabe que no RN 27 municípios sofrerão perdas substanciais em suas receitas, em função da queda no número de habitantes.
Esses municípios, dependendo da perda populacional, também irão perder, já nas próximas eleições, vagas de vereador em suas Câmaras Municipais.
CARNAVAL
Um de dois dos deputados estaduais do Rio Grande do Norte pode passar um carnaval tristonho, dependendo do veredito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por enquanto, quem está preparando o seu bloco carnavalesco é o deputado Ubaldo Fernandes que recentemente foi diplomado, enquanto que o deputado Lagartixa, que obteve mais de 88 mil votos, “ganhou e não levou”. O caso deverá ser julgado definitivamente pelo TSE no mês de fevereiro.
CAMPANHA
Quem já está em campanha em busca de apoio à sua candidatura à presidência do Senado Federal é o senador conterrâneo Rogério Marinho (PL). Conhecido como bom articulador, ele sabe que a missão é difícil, mas segue manhosamente fazendo os seus contatos e tentando garantir votos dos insatisfeitos com o atual presidente Rodrigo Pacheco. Tudo no mais absoluto silêncio.
SECRETARIA
Quando quis priorizar o setor de energia em sua gestão, a então governadora Vilma de Faria criou uma secretaria, convidou Jean-Paul Prates para assumir a pasta e, assim, foi dado o início a toda a movimentação governamental em relação a produção de energias alternativas em solo potiguar.
Agora o setor cresceu, as perspectivas do setor energético são as melhores possíveis para o Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra pode ter um marco em sua gestão, mas se faz necessário dar autonomia a quem está à frente desse empreendimento em nível de governo.