ATITUDE
Rápida a decisão do prefeito Álvaro Dias em falar sobre as chuvas, montar o gabinete de crise e anunciar sua volta a Natal. A política, assim como certos atos de gestão, precisa de simbolismo. Atitude é símbolo.
NÃO VOLTOU
O problema é que o prefeito gravou um vídeo na noite de segunda dizendo que estava voltando imediatamente para Natal. E não voltou. Álvaro soltou uma fake news de sua volta a Natal. O que era pra ser símbolo positivo…
FAKE
Um certo povo da Prefeitura anda meio aborrecido com a verdade. Anunciaram o acendimento da árvore de Mirassol para segunda-feira. O prefeito estava em Brasília já no domingo. Portanto, não haveria acendimento. Adiaram por ‘motivos técnicos’ e por causa da chuva.
LEMBRANÇA
O ex-governador Cortez Pereira dizia uma frase que continua atualíssima: “Se o mentiroso soubesse como dá trabalho contar uma mentira, ele falaria a verdade. Porque a mentira precisa de outra mentira pra juntar com a primeira e mais outra pra juntar com as duas e por aí vai. Dá um trabalho danado mentir’. Há quem discorde.
PASSADO
A situação estrutural de Natal é um calo para o ex-prefeito Carlos Eduardo. Gestor durante quatro oportunidades, o filho de Agnelo vai ter que se justificar porque problemas de décadas continuam como novíssimos.
SUPREMO
Senador potiguar Rogério Marinho tem todo o direito de desaprovar o nome do ministro Flávio Dino para uma vaga no Supremo. Mas daí a usar termos como estabilidade das instituições e harmonia é um pouco demais.
SUPREMO II
Rogério estava ao lado do presidente que mais tumultuou a República e provocou desarmonia nas instituições. Nesse momento, Rogério estava aplaudindo os ataques de Bolsonaro a tudo e todos. Vir agora falar em harmonia ou estabilidade é fazer piada com a seriedade. Nesse quesito, coerência com discurso, credibilidade zero.
ICMS
Governo sinaliza reduzir incentivos em caso de derrota do projeto do ICMS na Assembleia. Na realidade, o silêncio do empresariado beneficiado com incentivos fiscais diante de perda milionária do Estado, deve ser quebrado com a possibilidade de mexer no bolso.
OCUPAÇÃO
A cena da deputada Natália Bonavides fazendo discurso num prédio público ocupado por militantes deve ser a senha para desistir da candidatura à Prefeitura de Natal.
IMAGEM
Natália já tem a imagem desgastada como defensora de invasões de propriedades privadas e públicas. Não faz o menor esforço para reverter essa imagem. Pelo contrário; Natália só reforça o que lhe desgasta.
CANDIDATURA
O comportamento de Natália não é de quem quer realmente ser candidata competitiva. Não se trata de mudar estilo, essência ou personalidade. É uma questão que o PT conhece muito bem, chamado pragmatismo. Sem isso, será mais uma eleição só para disputar.
AGRESTE
Uma bomba vai mexer com uma Prefeitura do Agreste e mudar os rumos do pleito de 2024. Briga familiar com consequências políticas gravíssimas.