FUTURO
Para quem não conseguia enxergar algum sentido nas ações do prefeito Álvaro Dias em relação ao governo Lula e ao senador Rogério Marinho, fontes ligadas ao pai de Adjuto clareiam as intenções e planos do prefeito da capital de olho em 2026.
AFASTAMENTO
A primeira fase do plano de Álvaro foi o afastamento público do prefeito em relação a Rogério Marinho, que havia sido responsável pela chegada de milhões de reais na Prefeitura de Natal, vindos do governo Bolsonaro pela força de Rogério. Álvaro esculhambou com Rogério e selou o rompimento com o bolsonarista.
APROXIMAÇÃO
O passo seguinte do prefeito foi a aproximação com o governo Lula. Em solenidade pública, Álvaro se desmanchou em elogios ao marido de Janja, disse que é aliado do governo por estar no Republicanos e sinalizou que seria ‘possível’ apoio a Natália Bonavides como sua sucessora.
NOMES
Em paralelo aos movimentos de afastamento e aproximação, Álvaro dizia publicamente que poderia apoiar vários nomes; entre eles, o do ex-deputado federal Rafael Motta, presidente do PSB no RN. Nas idas a Brasília, o pai de Adjuto circulava nos ministérios com o filho de Ricardo.
CONFUSÃO
Diante de tantos nomes falados e sem um plano aparente definido, Álvaro produzia um verdadeiro redemoinho de informações, deixando todo mundo confuso sobre o que realmente quer para o futuro, o prefeito de Natal.
O PLANO
Na realidade, segundo informações de aliados do prefeito, o plano de Álvaro é ocupar um cargo relevante no governo Lula a partir de 2025, quando deixar o mandato de prefeito; a partir de sua atuação nesse cargo federal, ele trabalharia para se viabilizar na chapa majoritária de Fátima Bezerra, na condição do segundo senador, governador ou vice.
ARTICULAÇÃO
Para que seu plano dê certo, Álvaro articula apoio ao nome de Carlos Eduardo e indicaria Rafael Motta como vice do filho de Agnelo, com o compromisso de Geraldo Alckmin garantir um espaço generoso na gestão Lula.
APOIOS
Para efetivar e fortalecer seu plano de não ficar no sol e no sereno quando deixar o mandato, Álvaro Dias contaria com o respaldo de vários partidos para garantir seu cargo federal.
APOIOS II
Seu partido, o Republicanos, compra a ideia; o PSB de Rafael e Alckmin, também; o PSD de Carlos Eduardo seria mais um; o PP de João Maia, também embarcaria no plano, assim como o União Brasil de José Agripino e Paulinho Freire e mais o PSDB de Ezequiel. Outros também poderiam embarcar nesse suporte ao nome do prefeito para ocupar um cargo importante em 2025.
OLHAR
O prefeito Álvaro Dias está com o olhar diretamente ligado em 2025, que precisa ser costurado no pleito de 2024, para dar certo em 2026. Portanto, quando Álvaro diz que em política tudo é possível, é justamente pelo fato de que tudo que for possível para amparar seu período sem mandato e seu objetivo para a eleição de 2026, será feito.
VOTO
Não adianta o senador Rogério Marinho querer desviar o foco a respeito de seu voto na Reforma Tributária. Ele votou contra a isenção para produtos da cesta básica e também votou para não tributar os super-ricos. Simples assim. Prejudica os pequenos e protege os grandes.