MUDANÇA
O que a zona norte quer para Natal? Esse é o tema do debate que a deputada Natália Bonavides vai participar com a comunidade. É um evento de candidata e será realizado na sede do conselho comunitário do Soledade. Não deixa de ser uma mudança de conduta, para quem não estava participando desse tipo de evento.
MUDANÇA II
Apesar de Natália ter posto o nome à disposição do PT para ser a candidata do partido na sucessão do prefeito Álvaro Dias, há quem diga que poderá haver mudança de nome do partido para o pleito de 2024. Seria o surgimento de um nome novo, o da deputada estadual Divaneide Basílio.
MUDANÇA III
Divaneide Basílio tem uma série de predicados que impulsionariam sua candidatura e poderia mudar o quadro sucessório na capital potiguar.
QUALIDADES
Divaneide é negra, socióloga, mãe, carismática e não tem nenhum carimbo negativo posto em seu nome. Pelo contrário, Diva, como é conhecida, tem imagem de moderada, conciliadora e com trânsito e respeito até entre adversários.
CENÁRIO
O nome de Divaneide poderia agregar bem mais que o de Natália na articulação de um grupo forte para enfrentar a candidatura já consolidada do ex-prefeito Carlos Eduardo e até poderia travar um eventual apoio de Álvaro ao filho de Agnelo.
CENÁRIO II
Há quem diga que o nome de Divaneide receberia o apoio de Álvaro e de vários vereadores, enfraquecendo o grande grupo que tem sido montado por Carlos Eduardo. Seria, na verdade, um novo cenário no pleito para 2024.
QUADRO
Sem Divaneide como candidata do PT e Natália mantida, o quadro se desenha com a possibilidade de Carlos Eduardo ganhar a eleição em primeiro turno, pois seu perfil tem atraído apoios de todas as correntes ideológicas.
DEFINIÇÃO
O quadro é esse: Carlos Eduardo caminha sem susto, a direita deverá apresentar o general Girão e Natália como o nome do PT. Caberá ao PT avaliar ou não a possibilidade de mudança para produzir uma reorganização do quadro no maior colégio eleitoral do RN.
DEFINIÇÃO II
Em certas situações, o projeto político do PT sempre foi maior que as aspirações pessoais ou projetos convenientes. O quadro pode até mudar; e geralmente muda. Porém, com Natália como candidata, é muito difícil o PT realizar o sonho de administrar Natal.
PRESENÇA
Depois da definição da vinda do casal Bolsonaro a Natal no início de dezembro, há a expectativa da definição do grupo da direita para que nesta data, o candidato já esteja anunciado pelo grupo local para receber o apoio público do ex-presidente. O nome de Bolsonaro para Natal é o do general Girão.
PARADOXO
A questão política produz certas situações até inusitadas. Gestor público precisa de recursos; mais e mais recursos; sempre. Mas, diante de uma questão política, aqui no RN há prefeitos que não querem aumento de receita. É a materialização do paradoxo político.