IRRESPONSABILIDADE
Gritante a insensibilidade do prefeito Álvaro Dias em relação ao caso das cirurgias cardíacas de crianças, cujo contrato é administrado pela Prefeitura de Natal e o município alegou “teto” de gastos para não autorizar as cirurgias. Insensibilidade que virou irresponsabilidade.
RISCO
A irresponsabilidade do prefeito fica evidenciada quando sabemos que Álvaro Dias é médico; não só médico; ele é médico pediatra, especializado em cuidar da saúde de crianças. Talvez a política tenha provocado erosão na sensibilidade do profissional da medicina.
MORTE
Mais de 30 crianças estão numa situação em que precisam se submeter a uma cirurgia no coração para evitar a morte. Morte que sujaria para sempre as mãos dos gestores de sangue por estabelecer a burocracia como prioridade, em lugar da vida de uma criança.
SOLUÇÃO
Depois do escândalo da insensibilidade e da irresponsabilidade do prefeito médico pediatra ter tomado grande proporção, ele escala o secretário de saúde para dizer que ‘autorizou’ furar o teto para pagar as cirurgias. Mesmo assim, Álvaro Dias continuou sumido e em silêncio sobre a grave situação das crianças cardiopatas.
ICMS
Debate produtivo na Comissão de Justiça da Assembleia a respeito da manutenção da alíquota do ICMS. Classe produtiva, oposição, governo, prefeitos. A essência da democracia no Parlamento.
CONTRADIÇÃO
Enquanto Álvaro Dias, o pai prefeito, diz ser favorável à manutenção dos 20% de ICMS, Adjuto Dias, o filho deputado, vota contra. O detalhe é que Natal pode perder quase R$ 30 milhões. O filho vota contra a gestão do próprio pai.
AUTONOMIA
Nesse caso, não é somente uma questão familiar, é um descompromisso com a cidade que lhe deu mais de 20 mil votos para deputado estadual, o que representou quase 40% de sua eleição.
RESPEITO
Essa posição de Adjuto é um desrespeito à liderança do pai. Afinal, o político da família é Álvaro; Adjuto é produto da liderança do pai e teria que respeitar essa liderança. Sem Álvaro, Adjuto não se elegeria nem síndico de condomínio.
TÉCNICA?
A secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, parece que descobriu que não é só técnica. Foi às redes sociais criticar o voto contra da deputada Natália Bonavides no projeto que aumenta as penas para furtos e roubos. Joanna entrou no ringue político. Já não pode mais alegar que é só técnica. É técnica e política.
VISITA
O casal Bolsonaro inicia o mês de dezembro em solo potiguar. Jair e Michelle participam de eventos em Natal. A expectativa é se o nome da Direita a prefeito de Natal já estará escolhido e será anunciado pelo ex-presidente.
ELEIÇÃO
A eleição no CREA promete revelações fortes por parte da oposição. A atual gestão mexeu com muito dinheiro e não mudou a vida dos engenheiros.
ELEIÇÃO II
O pleito que vai definir a nova gestão do CREA está marcado para o próximo dia 17 e deverá ocorrer com votação on line de onde o eleitor estiver. Esse formato faz diferença na relação oposição/situação.