MUDANÇA
O jogo da sucessão em Natal começa a mudar de forma expressiva. A reunião da direita em Brasília ocorreu fora de hora, justamente pelo fato do senador Rogério Marinho ter atropelado o possível entendimento ao afirmar que o PL teria candidatura própria em Natal.
ALIANÇA
Antes da reunião da direita no AP brasiliense de Rogério Marinho, no AP natalense do ex-senador José Agripino, ocorreu uma reunião que vai mudar os rumos da sucessão em Natal.
REUNIÃO
No AP de Jajá ele recebeu o ex-prefeito Carlos Eduardo para uma conversa política entre o PSD e o União Brasil. O então pré-candidato a prefeito Paulinho Freire participou do encontro.
DECISÃO
Durante a reunião com Carlos Eduardo, Agripino e Paulinho, ficou delineado um acordo para a eleição em Natal e outros municípios. No caso da capital, o União Brasil decidiu que Paulinho Freire não será candidato a prefeito e o partido vai apoiar a volta do filho de Agnelo ao Palácio Felipe Camarão.
UNIÃO
O grupo que vai apoiar a candidatura de Carlos Eduardo não se resume ao União Brasil. Outros partidos, como o PSDB, o PDT e o PP também estarão juntos. O grupo vai indicar o vice de Carlos Eduardo.
BRASÍLIA
Quando soube da reunião entre Agripino, Carlos Eduardo e Paulinho Freire, o senador Rogério Marinho articulou uma reunião de urgência em Brasília, para evitar que o fato fosse consumado e a imprensa tomasse conhecimento. Por isso, a pressa da reunião em Brasília, quando poderia ter ocorrido em Natal no fim de semana.
DESABAFO
Durante a reunião no AP de Rogério, Paulinho foi pressionado a assumir a candidatura. Porém, desabafou diante do dono da casa e disse que a reunião poderia ter ocorrido antes. Agora é tarde, disse Freire aos presentes.
ATROPELO
De acordo com Sherloquinho, Paulinho ligou o modo desabafo e disse que o responsável pela situação era Rogério Marinho, que atropelou uma possível aliança ao dizer que o PL teria que ter candidatura própria em Natal e que àquela altura, não havia mais caminho para um nome novo ser construído, só restava apoiar Carlos Eduardo ou Natália Bonavides.
SAÍDA
Diante do cenário posto, o grupo teve que encontrar uma saída para evitar o naufrágio de uma candidatura que nem havia nascido oficialmente e também tentar evitar o sepultamento de uma possível união da direita bolsonarista em Natal.
DISCURSO
A forma encontrada foi justamente dizer que houve desistências de candidaturas em nome do consenso e que a candidatura de Paulinho Freire seria beneficiada com as desistências. Sargento Gonçalves atrapalhou um pouco o plano ao manter seu nome. O consenso foi por água abaixo.
RESULTADO
O desfecho dessa situação é que a direita não contará com a candidatura de Paulinho. Terá que se contentar com Girão ou Gonçalves. Paulinho vai de Carlos Eduardo, para onde também irá o PSDB de BG, o Bruno Giovanni.
TIMMING
Prefeito Álvaro Dias perdeu o timming e está só assistindo a tudo acontecer sem exercer nenhuma influência. Caso não ocorra um fato novo relevante, Álvaro terá que apoiar o nome de Carlos Eduardo para escapar da derrota e do isolamento.