DISCURSO
Ex-prefeito Carlos Eduardo está com ar de quem realmente quer mudar de discurso e comportamento para agregar forças e voltar a ser prefeito de Natal. Já fala em formar frente, grupo, unir… O que é realmente uma mudança em se tratando do filho de Agnelo.
ALIADOS
A pesquisa Diário do RN/DataVero apresenta um dado interessante em relação ao prefeito Álvaro Dias e o ex Carlos Eduardo. Quando é perguntado ao eleitor o candidato que Álvaro deveria apoiar, o nome de Carlos Eduardo aparece com 30%, o mesmo percentual da intenção de voto estimulada.
ALIADOS II
Ou seja: para o eleitor, é como se Álvaro e Carlos Eduardo ainda fossem aliados. Nesse caso, se Álvaro anunciar o apoio ao filho de Agnelo, não haverá um ganho expressivo; já se anunciar que terá outro candidato, pode ser que parte do eleitorado de Carlos Eduardo migre para essa nova opção.
DIREITA
A reunião/jantar da direita no apartamento do senador Rogério Marinho, em Brasília, foi um avanço para uma possível união de um segmento que está bem dividido e enfraquecido individualmente.
UNIÃO
A união de vários nomes com pesos diferentes e perfis semelhantes, para concentrar em um só nome, poderá fortalecer a direita em Natal. Lembrando que o eleitor não vota pelo perfil ideológico e nem pelo partido. A personificação do voto ainda é forte.
PERDA
Na reunião brasiliense para tratar da sucessão em Natal, a direita pode até contabilizar algum dividendo positivo. Porém, há um derrotado por antecipação nessa suposta união: Deputado Paulinho Freire, que conseguiu receber dois carimbos que não tinha, o de bolsonarista e de oposição a Álvaro.
EQUILÍBRIO
Paulinho Freire, que sempre foi de centro, com perfil conciliador e equilibrado em suas posições, é levado a ser o representante do bolsonarismo e da extrema-direita.
CONTRA
Não está pacífica a situação doméstica entre o prefeito Álvaro Dias e o deputado Adjuto Dias, filho do prefeito. O motivo é o ICMS. Álvaro concorda em manter a alíquota em 20% para evitar perda de R$ 28 milhões para Natal. O filho deputado quer votar contra.
MUDANÇA
Em conversa com o jornalista mossoroense Bruno Barreto, este colunista ouviu um questionamento a respeito de outro nome dentro do PT que teria um perfil mais moderado que a deputada Natália Bonavides e tão carismática quanto.
NOME
O nome posto para avaliação é o da deputada Divaneide Basílio, que transita bem, não é radical como Natália e poderia receber bem mais apoio fora dos extremos que Bonavides. Será que há chance de mudança na candidatura do PT em Natal?