LIDERANÇA
A pesquisa Diário do RN/DataVero mostra a liderança isolada do ex-prefeito Carlos Eduardo na corrida pela cadeira de Álvaro Dias. Com praticamente 30% de intenção de votos, o filho de Agnelo tem a posição mais confortável para o pleito de 2024.
QUEDA
Carlos Eduardo está consolidado na primeira posição de forma tranquila. O segundo colocado ainda não tem nome, atende pela liderança do prefeito Álvaro Dias. O que chama a atenção é o percentual baixo da deputada Natália Bonavides.
FORÇA
O prefeito Álvaro Dias mostra a força de sua gestão ao cravar o segundo lugar na preferência do eleitor mesmo sem ter ainda um nome definido. O apoio de Álvaro a Carlos Eduardo pode realmente sacramentar a vitória em primeiro turno, como já disse o pai de Adjuto. Mas, tudo ainda é cedo.
NOME
Caso não resolva apoiar Carlos Eduardo, o prefeito Álvaro Dias terá dificuldades para emplacar um nome competitivo. Foi descartado por Natália e os que estão abaixo dela não exibem números animadores.
DIREITA
Juntos, os dois nomes da Direita em Natal, General Girão e Sargento Gonçalves, apresentam mais força que a deputada Natália Bonavides. Não podemos ignorar que Bolsonaro tem pedido atendido por cerca de 30% do eleitorado natalense. Faz diferente.
ESQUERDA
Apesar de Natália não ostentar um percentual consistente, o peso do pedido de Lula pode ser o diferencial na candidatura da esquerda em Natal. Mas é preciso saber porque Natália está com números tão baixos. A pesquisa também buscou saber o motivo do voto e da rejeição. Logo saberemos.
APOIO
A pesquisa DataVero também mostra que a governadora Fátima Bezerra, apesar de ter sua gestão reprovada pelo natalense, ainda é a maior eleitora entre as lideranças do RN na capital potiguar.
PEDIDO
Além de Fátima, o prefeito Álvaro Dias mostra sua força, o que não é surpresa. Senador Styvenson Valentim também tem seu peso; o que chama a atenção é a força do ex-senador Garibaldi Filho, que teria pedido de voto atendido por quase 9%, mais do que o senador Rogério Marinho, que está no exercício do mandato.
TORCIDA
Como a pesquisa também buscou também buscou saber a preferência do time do coração do eleitor natalense, a questão não é somente quem tem maior torcida, mas a preferência do torcedor de ABC e América pelos candidatos.
CRUZAMENTOS
Os números e percentuais são interessantes para avaliação do quadro atual a um ano da eleição. Porém, o que é mais importante é onde o candidato é mais forte, onde é mais frágil, em que faixa etária ele tem mais apoio. Tudo isso virá na edição de amanhã, com os cruzamentos de informações da pesquisa Diário do RN/DataVero.