PARNAMIRIM
A pesquisa DataVero/Diário do RN sobre o pleito de Parnamirim, revela o que já havíamos dito há tempos por aqui: A eleição da cidade Trampolim da Vitória passa por três nomes: Professora Nilda, Salatiel de Souza e Kátia Pires.
NILDA
O percentual da professora Nilda tem oscilado para mais ou para menos na casa dos 24%, indo até 29%. Ou seja: Nilda é o nome mais forte atualmente; e, apesar de ser uma candidatura lançada há muito tempo, tem um teto já estabelecido.
SALATIEL
O nome de Salatiel é o lançado mais recentemente e o que apresentou mais crescimento, saindo do nada para percentuais que variam de 13% a 20%. Como é um nome ‘novo’, tem potencial de crescimento. Por enquanto, seu percentual é fruto de sua popularidade.
KÁTIA
A vice-prefeita Kátia Pires é candidata há muito tempo, antes da eleição de Taveira, quando terminou sendo sua vice. Tem um nome leve junto ao eleitorado, mas é desgastada na classe política, que não confia nela. Pelo tempo de exposição, já poderia ter percentual mais significativo.
TAVEIRA
Prefeito Rosano Taveira não goza de popularidade positiva no momento. Seu desgaste administrativo reflete no ambiente político-eleitoral. O percentual que diz não votar em seu candidato é muito alto, mas há possibilidade de reversão.
NATAL
As articulações para a sucessão do prefeito Álvaro Dias seguem firme nas mais diversas tendências. Direita, esquerda, centro, oposição, governo; todos estão conversando muito. Definição que é bom, ainda é cedo.
DIREITA
A direita, ou extrema-direita, tem dois representantes do mesmo partido, o PL, presidido pelo senador Rogério Marinho. Os deputados General Girão e Sargento Gonçalves querem representar o bolsonarismo no pleito municipal. Girão leva vantagem no partido e no eleitorado.
DIREITA II
Um pretenso candidato que tem um público mais de direita e que gostaria de representar esse segmento não tão radical quanto a extrema-direita é o comunicador Bruno Giovanni, o BG. O partido ao qual ele está filiado, o PSDB, é forte. Ele seria um nome sem o extremismo de Girão, que atenderia a direita?
CENTRO
Pelo centro, o deputado Paulinho Freire, que realmente nunca foi de extremos, transita bem nas mais diversas correntes políticas e segmentos da cidade. Se tiver o apoio do prefeito Álvaro Dias, torna-se um candidato altamente competitivo.
ESQUERDA
A deputada Natália Bonavides navega praticamente sozinha no mar da esquerda natalense e tem a juventude como sua ponta de lança. Precisa ser ouvida justamente onde seu nome sofre pré-conceito. Hoje, fala mais para sua própria bolha ideológica. Ter o apoio de Lula fará diferença em Natal?
CENTRO-ESQUERDA
O ex-prefeito Carlos Eduardo, apesar de ter votado em Bolsonaro, também já votou em Lula e se identifica como centro-esquerda. É um nome que tem penetração variada e seu recall é o mais forte. Precisa sair do isolamento político e ser mais presente.
NOMES
Portanto, esses são alguns dos nomes citados como possíveis candidatos, que não dependem do respaldo ou apoio de líderes superiores, como Rafael Motta ou Joanna Guerra. Esses dois nomes precisam ter posição para que possam ser avaliados pelo eleitorado.