MUDANÇA
Forte a palavra da governadora Fátima Bezerra ao admitir que pode não disputar eleição e ficar no governo até o fim do mandato. Isso muda o quadro para 2026.
FUTURO
A entrevista da governadora foi no podcast da jornalista Thaisa Galvão, em que Fátima diz, pela primeira vez, que pode não ser candidata ao Senado em 2026. Ela já havia conversado sobre essa possibilidade com algumas pessoas próximas. Mas, publicamente, a revelação foi para Thaisa.
MOTIVO
Um dos motivos seria o cansaço mental da governadora diante dos problemas que tem enfrentado desde o início de seu primeiro governo. A fadiga produzida pelo stress permanente, motiva Fátima a não disputar nova eleição, mas não ficaria fora da política.
MINISTÉRIO
Em 2026, Fátima Bezerra permaneceria no cargo até dezembro, cuidaria de sua sucessão e poderia coordenar a reeleição de Lula no Nordeste. Com uma eventual vitória do marido de Janja, a filha de Seu Severino seria convidada a fazer parte do novo ministério, a partir de 2027.
MINISTÉRIO II
O cargo que Fátima se identifica no governo federal é o ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que permitiria fazer um trabalho voltado para áreas sensíveis e de caráter popular.
E O MDB?
Com a possibilidade de Fátima Bezerra não deixar o cargo para ser candidata ao Senado em 2026, como ficaria a situação do atual vice-governador, Walter Alves, que sonha em assumir o cargo para ser candidato à reeleição? Só o tempo dirá o futuro do filho de Garibaldi.
CANDIDATURA
Caso Fátima realmente não seja candidata ao Senado, o quadro muda no aspecto partidário. Ela gostaria de ver sentado em sua cadeira, alguém com ficha de filiação no PT. Há nomes que caberiam nessa hipótese.
NOME
Um nome surge como potencial candidato do PT ao governo, em 2026: Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras. O problema é a vaidade de Prates, que subiu demais e acha que não precisa de ninguém. Até a amizade com Lula ele vem disputando dentro do próprio PT. Jean Paul não seria o nome da confiança de Fátima.
NOME II
Segundo Sherloquinho, um nome do agrado total da governadora e da cúpula do governo é Cadu Xavier, atual secretário da Fazenda, que pode chegar em 2026 bem na fita se conseguir organizar as contas do Estado. É do PT e da confiança de Fátima.
FILIAÇÃO
Mas, existe uma situação que ainda não foi posta: a possibilidade de Walter Alves deixar o MDB e assinar ficha de filiação no PT. Afinal, após as vitórias históricas de Fátima na eleição e reeleição, e ainda com Lula na presidência, o governo do RN deve permanecer nas mãos do PT. Pelo menos é o que os petistas querem.