ENGORDA
A Prefeitura de Natal está completamente perdida em relação ao reajuste de 62% no valor da engorda de Ponta Negra. Não apresenta detalhes, não especifica e alimenta ainda mais as suspeitas de algo não muito cheiroso nesse aumento de R$ 32 milhões na obesidade da faixa de areia.
PESO
A eleição de Natal ainda não está com seu desenho definido em relação a candidaturas, apoios e alianças. Tudo isso fará diferença quando as candidaturas estiverem a caminho da oficialização em convenção. A partir daí, há também o peso dos apoios aos nomes lançados.
POLARIZAÇÃO
Ainda sob a atmosfera da polarização Lula/Bolsonaro, o eleitorado de Natal poderá receber a influência dos principais líderes nacionais, que carregam um carimbo ideológico entre esquerda e direita. O que isso pode representar junto ao eleitor? O tempo dirá.
FORÇA
Lula e Bolsonaro serão dois grandes cabos eleitorais no pleito municipal. O peso de cada um vai depender do estágio de popularidade da imagem projetada nacionalmente. O desgaste produz efeito proporcional positiva ou negativamente no apoio emprestado.
DEFINIÇÃO
Portanto, tudo é muito cedo para rir ou chorar quando o assunto for eleição de Natal. É tempo de articulação, de conversas, de construção da imagem. O quadro que se pinta hoje, não permanecerá após o Carnaval de 2024.
CONCEITO
Quem quer ser candidato a prefeito mira no ano da eleição e esquece a construção da imagem a partir do conceito. Se olharmos para as pré-candidaturas em Natal, fica claro que nenhum postulante consegue atrair a atenção do eleitor justamente por não focar na construção do conceito. Só pensam em política; o eleitor espera algo diferente.
INTERNACIONAL
A imagem que o presidente Lula projeta no Brasil e na geopolítica internacional é extremamente positiva. A ousadia de levar temas polêmicos ou controversos para discutir com o presidente dos Estados Unidos, é algo inédito.
TRABALHADORES
Lula tratou com Biden sobre direitos dos trabalhadores, fortalecimento de sindicatos. E recebeu do presidente americano, o apoio na luta comum. É a elevação de um tema que muitos sequer discutem, a um patamar de respeito internacional.
SÃO GONÇALO
Por mais que possa parecer como cenário definido em São Gonçalo do Amarante, com uma eventual disputa entre o prefeito Eraldo Paiva e o ex-prefeito Jaime Calado, ainda há espaço para que a crise entre ambos venha a ser contornada e o palanque seja único.
SÃO GONÇALO II
O prefeito Eraldo Paiva tem o apoio do PT e da governadora Fátima Bezerra para disputar a reeleição. Jaime é secretário do governo de Fátima e um forte candidato a prefeito. Divididos, é uma eleição cara e imprevisível; unidos, é um passeio. Engolir vaidade é a senha. Para ambos.