ESTRATÉGIA
De um vereador aliado do prefeito de Natal, Álvaro Dias, sobre o rompimento dele com o senador Rogério Marinho: “Olhe, do ponto de vista estratégico, Álvaro agiu corretamente. Perto de Rogério, ele não receberia nem uma migalha do governo federal”.
ESTRATÉGIA II
Ainda em conversa com o aliado do prefeito, este justificou o rompimento dizendo que ‘já pingou’ dinheiro diferente na conta da Prefeitura após o anúncio do rompimento com Rogério. O aliado chegou a citar que obras que há oito meses não recebiam nada, já voltaram a sentir o sabor da grana.
DISCURSO
O discurso do presidente Lula na ONU foi interrompido sete vezes por aplausos. Além disso, os temas ressaltados pelo líder brasileiro, fizeram a diferença: Fome, desigualdade social, paz mundial e situação climática.
UNIÃO
Além de temas relevantes, Lula materializou a união e estabilidade das instituições com a presença dos presidentes da Câmara e Senado. O Brasil sai do solavanco rasteiro de brigas estéreis, para o protagonismo internacional.
BOLHA
A melhor forma de combater um adversário político é estabelecer a real dimensão que ele tem. Subestimar situações positivas de Lula na ONU ou criar comparativos de gastos de viagens, pode até ser conveniente ao ego bolsonarista, mas não reduz o efeito real dos fatos. Brigar com fatos é o porcelanato do fracasso.
MENTIRAS
Alguns prefeitos tentam aproveitar a onda da inexistente redução do FPM para demitir comissionados e arrochar contratos. Ambos são prerrogativas indelegáveis do Executivo. Mas é bom usar argumentos verdadeiros para não passar por mentiroso no confronto com os números oficiais.
DIFICULDADES
As dificuldades que passam alguns municípios são verdadeiras. Os custos subiram, os insumos aumentaram, os salários foram reajustados. Ou seja: é real que as despesas também sobem. Ninguém pode fazer cálculo apenas com receitas. O verdadeiro cálculo envolve receitas e despesas.
MACAÍBA
O caso de Macaíba é esquisito. O prefeito Emídio Jr. recebeu quase R$ 30 milhões a mais se comparado janeiro a agosto de 2022 com 2023 no mesmo período. Mesmo assim, faz um estardalhaço que vai demitir, cortar contratos e reduzir serviços.
CRISE
A governadora Fátima Bezerra ganhou uma excelente defesa após a tal crise financeira dos municípios. Quem atacava a irmã de Tetê pela falta de recursos, omitia dificuldades e até aumento das despesas. Agora, está tendo que usar o mesmo argumento para defender os prefeitos. O que serve para um, também cabe na cabeça do outro.
AGRESSÃO
General Girão acusa ministro Flávio Dino de tê-lo agredido fisicamente. A conversa parece não bater. Afinal, Girão é um profissional da multiplicação de fake news. Seu histórico nessa área, o torna um verdadeiro campeão. De inverdade.