O Governo do Estado anunciou no Diário Oficial deste sábado (24) a nomeação de 233 novos policiais civis, incluindo 40 delegados, 21 escrivães e 172 agentes. Essa medida visa preencher todos os cargos vagos de servidores falecidos, exonerados e aposentados, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. A lista de nomeados pode ser conferida AQUI.
“Quero dar as boas-vindas a todos os nomeados. Este é um momento de olhar para um futuro positivo, fruto da jornada que cada um construiu em seus corações”, afirmou a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva.
Desde 2019, o Governo do Estado tem valorizado os servidores, realizando promoções e nomeações de novos funcionários. Em 2020, foi publicado o edital do concurso público da Polícia Civil, com as provas sendo realizadas em 2021. Naquela ocasião, foram nomeados 360 policiais. Em 2024, concluiu-se o Curso de Formação do mesmo certame e, inicialmente, 233 formados serão nomeados, totalizando mais de 600 novos servidores. Esse aumento representa um acréscimo de quase 50% no efetivo atual em pouco mais de um ano. Destaca-se que o último concurso público da Polícia Civil no estado foi em 2008, sendo o anterior realizado 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, apenas dois concursos foram realizados para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
O Curso de Formação Profissional teve duração aproximada de três meses, durante os quais os alunos policiais foram submetidos a várias atividades, incluindo disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas. O objetivo foi aprimorar suas habilidades técnicas e táticas no âmbito da segurança pública, preparando-os para o enfrentamento de missões especiais, ocorrências complexas ou de alto risco.
Com informações do Ponta Negra News