Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, na noite dessa quarta-feira (27), a Operação Cifra Oculta, que resultou no cumprimento de mandados de prisão preventiva contra um casal apontado como responsável pelo caixa financeiro de uma facção criminosa em atuação no Rio Grande do Norte.
Durante a ação policial, também foi determinado o bloqueio judicial de contas e bens que ultrapassam R$ 700 mil, medida voltada a enfraquecer o poder econômico da organização criminosa que atuava na zona Oeste de Natal.
As investigações da Polícia Civil tiveram início em janeiro de 2025, e contou com o apoio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), permitindo o rastreamento de fluxos financeiros ilícitos e a identificação da estrutura hierárquica do grupo.
De acordo com as investigações, o homem exercia função estratégica dentro da facção, sendo responsável pela arrecadação de mensalidades, elaboração de relatórios internos e coordenação direta de atividades ilícitas. Sua companheira auxiliava na movimentação e ocultação dos valores.
Após diligências, os suspeitos foram localizados e presos. Eles foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
*Com informações de Tribuna do Norte