Após os pré-candidatos Carlos Eduardo Alves (PSD) e Paulinho Freire (União Brasil) terem confirmado que estão dialogando em busca de entendimento para possível aliança e composição de chapa majoritária a prefeito de Natal, os integrantes do grupo de direita formado pelo PL e PSDB – e, antes, também pelo União – decidiram se manter unidos para lançar candidatura única à Prefeitura da Capital.
Segundo o presidente do PSDB em Natal, vereador Klaus Araújo, as duas legendas continuarão unidas em processo de ouvir seus afiliados para, somente depois decidirem juntas qual dos pré-candidatos destas será o representante da direita natalense a concorrer em 2024. A expectativa é que o anúncio do candidato único, que representará o PL e o PSDB nas urnas eletrônicas, ocorra ainda este ano, até o fim de dezembro.
“Estamos ouvindo os partidos, seguindo a orientação do nosso presidente estadual e presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira. Temos até o fim do ano para decidir os caminhos do partido e, então, nos reunir. Estamos avaliando tudo”, disse Klaus, lembrando que, enquanto isso não acontece, o PSDB tem como pré-candidato o comunicador Bruno Giovanni.
Por seu lado, o PL possui dois pré-candidatos em Natal, os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, que, em entrevista ao Diário do RN na última sexta-feira (1º), durante a visita oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro, garantiram que suas pré-candidaturas estavam mantidas. Na ocasião, o presidente do PL-RN, senador Rogério Marinho, confirmou a possibilidade de compor uma chapa com outros partidos de direita, mantendo o alinhamento com o PSDB.
“Nós temos pessoas dentro do partido que podem ser candidatos e temos a possibilidade de nos compor com outras forças políticas. Temos até meados de março para tomarmos uma posição e nós vamos fazê-lo de tal forma que, ao mesmo tempo que a gente respeita o que a gente acredita, a gente tenha uma candidatura com capacidade e condição de ir para o segundo turno e vencer a eleição”, disse o senador.
PSDB OUVIRÁ PRÉ-CANDIDATOS
Mesmo tendo recebido “carta branca” para conduzir as conversas sobre pré-candidaturas, o diretório municipal do PSDB informou não vai abrir mão de ouvir o presidente estadual Ezequiel Ferreira nas futuras decisões do partido, que deliberou pela necessidade de ouvir todos os pré-candidatos em Natal.
Segundo Klaus Araújo, a nominata do partido, que conta ainda com os nomes dos vereadores Herbert Sena, Anderson Lopes, Hermes Câmara e Aldo Clemente, continua crescendo e a sigla precisa ser ouvida.
“Em decisão unânime concordamos a partir de agora em iniciar os diálogos com os nomes que procuraram o PSDB para receber apoio. O momento é de diálogo e construção. Conversando com os pré-candidatos o partido vai construindo posição coletiva e, também, terá condições de saber quem realmente tem o melhor projeto que interessa à Natal”, disse o vereador.
PAULINHO CONFIRMA DIÁLOGO COM CARLOS
Diante da confirmação de Carlos Eduardo de que ele e Paulinho Freire dialogam em busca de entendimento para aliança e composição de chapa majoritária em 2024, o deputado federal confirmou que tem mantido diálogo aberto com Carlos Eduardo visando as eleições do próximo ano.
“Eu tive uma conversa com ele, mas fechado não existe nada não”, afirmou o parlamentar, reforçando o que o ex-prefeito disse ao Diário do RN no mesmo dia, quando afirmou: “Eu e Paulinho seguimos conversando e estamos cada vez mais próximos e em sintonia. A perspectiva é de compormos uma chapa para as eleições de 2024”.