Nesta segunda-feira (13) passa a valer uma nova modalidade da ferramenta de pagamentos, o chamado Pix Automático.
Com o Pix Automático, você pode pagar suas contas recorrentes, como de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, assinaturas, seguros, entre outras, de forma automática pelo Pix.
Como funciona
O Pix Automático permite que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automática. O pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
- Empresa, que pode ser sua academia, a escola do seu filho, ou mesmo seu serviço de streaming favorito, oferece Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
- Pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e a possibilidade de utilizar linha de crédito caso não possua saldo suficiente no momento da cobrança.
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
- O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
- No dia do pagamento, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
Segundo o Banco Central (BC), se acontecer algum problema no uso do Pix Automático, o cliente pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) através do banco onde tem conta.

