Com quatro exposições em cartaz, a Pinacoteca do Estado, situada na Cidade Alta, em Natal (RN), participa da “Primavera dos Museus” com visitas guiadas e apresentações culturais com tradução em Libras, palestras e Feira de Quadrinhos. As atividades, que serão realizadas de quarta-feira (25) a sábado (28), integram a programação nacional promovida em sua 18ª edição pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa ocorre anualmente durante o início da estação mais florida do ano, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.
As atividades inscritas pela Pinacoteca se referem às exposições “Maré”, do aquarelista Sávio Bezerra; “Amou, sonhou, viveu de fantasias – diálogos com Lêda Maciel”, de Kais Mabelli, Sarah Fernandes e Zabé, artistas que trabalham com técnicas como pintura, bordado e escultura; e “Desdobramento, desenhos de Rossini Perez”, organizada pelo Instituto Rossini Perez. Para a “Primavera dos Museus”, estão programadas visitas guiadas com tradução em Libras.
Além destas mostras, também permanecerá em cartaz na Pinacoteca – até o dia 1º de outubro – a exposição “Primavera Infinita”, do artista Guaraci Gabriel. Conhecido por suas obras monumentais, ele expõe cinco peças com as quais traça em uma exposição fotográfica a linha do tempo de sua trajetória, que teve início nos anos 80 com o Grupo Oxente.
Dentre o material exposto, consta a escultura que Guaraci levou em 1987 para o Festival Latino Americano de Arte, realizado em Brasília (DF), e ainda maquetes das obras gigantes já produzidas, incluindo a obra “Arca de Noé”. Trata-se de uma escultura planejada para ser a maior de sua carreira e superar seu próprio recorde, constante no Guiness Book, um monumento de sucata de 23 metros e 50 toneladas.
Primavera 2024
Segundo informações do Ibram, órgão ligado ao Ministério do Turismo, essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. A edição 2024 do evento, que teve início no dia 23 e segue até 29 de setembro, busca oportunizar ao público espectador expandir os olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais.
A 18ª Primavera dos Museus busca enfatizar o papel dos museus brasileiros no estímulo a perguntas e descobertas sobre as realidades, barreiras e soluções elaboradas pelas comunidades que integram o nosso país. Nesta 18ª Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus sugere e convoca todas as instituições a contribuírem nas reflexões que apontam a memória como elemento vital para a construção da acessibilidade e para a promoção da inclusão.