Começou nesta segunda-feira (13) a 22ª Semana Nacional dos Museus em todo o Brasil. O Governo do Rio Grande do Norte mais uma vez adere ao evento e realiza na Pinacoteca do Estado, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), uma série de encontros, nos dias 14 (terça-feira), 16 (quinta-feira) e 18 (sábado), data em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A entrada para a Pinacoteca é gratuita e o acesso às atividades é livre. Basta chegar e participar.
Definido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o tema da 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) é “Museus, Educação e Pesquisa”. A Semana dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).
A escolha do tema apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. Os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores.
Através de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas e palestras, entre outras propostas, essas instituições estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa. No Brasil a Política Nacional de Educação Museal promove a diversidade de programas educativos, que, quando oferecidos nos museus, estimulam o interesse e a curiosidade e fomentam a formação integral.
PROGRAMAÇÃO:
- 14/05/2024 (terça-feira) – 10h às 12h30 – Palestra – Defesa da dissertação de mestrado de João Oliveira “Memórias do Mar: entre fotografias, derivas e imaginários”, com as professoras Lisabete Coradini, Francisca Miller e Fabiana Bruno.
- 16/05/2024 (quinta-feira) – 17h30 às 19h30 – Visita Mediada à exposição “Memórias do Mar”, com o artista João Oliveira e a equipe de curadoria e montagem.
- 18/05/2024 (sábado) – 10h às 11h – Mesa Redonda “Acervo Em Movimento: Ações e Perspectivas”, com João Natal e Fabíola Alves. O acervo da Pinacoteca é um importante patrimônio do Estado. Neste sentido, a mesa apresenta à discussão ações e estratégias que movimentam o acervo, tornando-o acessível e disponível à sociedade.
- 18/05/2024 (sábado) – 11h30 às 13h – Mesa Redonda “Da Universidade ao Museu: Pesquisa e Formação em Curadoria”, com Fabíola Alves, Mariana do Vale, Dhomícia Nunes, Maria Cabral.
- 18/05/2024 (sábado) – 19h às 21h – Visitação e encerramento da exposição “Memórias do Mar” e nova sessão de autógrafos do fotolivro “Sal e Mangue” de João Oliveira.