Piloto filho de potiguar, de apenas 14 anos, venceu no último domingo a disputada Corrida Internacional Easykart na Itália
O ítalo-brasileiro Gabriel Moretto, neto do ex-deputado José Adécio, é o mais novo rei das pistas de kart da Europa. Depois de conquistar os títulos do Campeonato Italiano Easykart, na categoria 100 cilindradas, e o Campeonato Italiano Junior ROK, na categoria 125 cilindradas, neste final de semana, ele sagrou-se campeão da Corrida Internacional Easykart 2022, competição que reuniu 35 pilotos de vários países europeus.
Mas as conquistas do jovem piloto de 14 anos não param por aí, o próximo desafio é vencer o Campeonato Internacional Rok, no próximo domingo, na pista de Lonato, em Garda, contra os 130 pilotos de todo o mundo. “O ano de 2022 está sendo de grandes realizações para o Gabriel que já venceu três campeonatos e agora vai para um desafio ainda mais árduo contra pilotos riquíssimos, que possuem os melhores mecânicos e melhores equipamentos”, revela a mãe de Gabriel, Cynthia Larissa Muniz Costa, filha de Zé Adécio.
Cynthia explica que o filho nasceu em Vicenza, na Itália, cidade do seu marido Marco Moretto. Mas Gabriel viveu até os 4 anos em Natal, tempo suficiente para dar uma volta de kart com seu pai, no antigo kartódromo da capital potiguar, situado no largo do estádio Machadão, e se apaixonar pela modalidade. Aos 5 anos passou a correr como amador na Itália e nunca mais parou.
Aos poucos, as competições e vitórias foram aumentando e o pai Marco Moretto entendeu que era hora de montar a equipe da família, a Redder. “Com muito sacrifício, meu marido montou essa equipe para poder dar a oportunidade de Gabriel correr, pois o kart é um esporte muito caro, e hoje a Redder é o nosso principal patrocinador, da qual meu marido é o presidente e eu a vice-presidente”, explica Cynthia.
Gabriel pilota o kart de número 220 e segundo a mãe, seu sonho é ser piloto de Fórmula 1. “Gabriel vai muito bem na escola, mas o sonho dele é chegar a Fórmula 1, mas como é muito difícil de atingir esse nível, o nosso objetivo é que ele consiga ser piloto da Fórmula 2,3 ou 4, aonde correm por exemplo os filhos de Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichelo”, encerrou a orgulhosa mãe.