O planejamento das ações da Operação Incêndios 2025, da Polícia Federal (PF), foi anunciado nesta quarta-feira (25), e atuará nas regiões onde houve maior ocorrência de crimes ambientais no último ano. Segundo informações da PF, as ações começam pelo estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo ampliadas para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará nas próximas semanas.
Segundo Relatório Anual do Fogo (RAF), o Pantanal é de forma proporcional o bioma mais afetado nos últimos anos em relação á crimes ambientais, além de ser afetado pelos eventos climáticos. A Amazônia, também tem perdido extensas áreas de vegetação nativa para o fogo, e está ameaçada.
De acordo com a diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, o objetivo da operação é ampliar a capacidade de resposta diante do agravamento dos eventos climáticos extremos e do aumento expressivo de crimes ambientais nessas regiões. Estão previstas medidas preventivas e repressivas, que incluem:
- Instalação de bases avançadas em pontos críticos;
- Mobilização de equipes especializadas e dedicadas;
- Uso intensivo de tecnologia e geointeligência;
- Atuação integrada à Força Nacional de Segurança Pública e às forças de segurança estaduais.
Em 2024, a atuação da PF no enfrentamento aos incêndios florestais resultou na instauração de 138 inquéritos policiais, o número aumentou; em 2023 foram de 46. De acordo com a instituição, somente este ano já foram instaurados mais 42 inquéritos.
As investigações resultaram no último ano em 29 mandados de busca e apreensão, três de prisões preventivas e 16 prisões em flagrante, além de ordens judiciais de sequestro de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.
*Com informações de Agência Brasil