Caso as eleições municipais em São Gonçalo do Amarante fossem hoje, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado (PSD) lideraria a disputa, conforme pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Datavero e divulgada pelo Diário do RN nesta quinta-feira (28). Ele foi citado por 41,8% dos eleitores consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Em 2º e 3º lugares, estão o atual prefeito Eraldo Paiva (PT), com 18,4% das citações e Poti Neto (PSB), com 7,6%, respectivamente.
Do 4º ao 5º lugar no cenário estimulado, surgem a deputada estadual Terezinha Maia (PL), com 6,4% das citações e o ex-vereador de São Gonçalo do Amarante entre 2012-2015, Alexandre Cavalcanti (MDB). Dos entrevistados, 13,3% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, já 11,3% não soube dizer ou não quis responder em quem votaria.
No cenário espontâneo, Jaime Calado – que já foi prefeito do município por duas gestões – lideraria com 29,3% das intenções de votos, sendo seguido pelo prefeito Eraldo Paiva com 18% das citações. Em um distante 3º lugar, aparece Poti Neto, com 1,8%; seguido por Alexandre Cavalcanti com 0,4% e, empatadas em 5º lugar, surgem a deputada Terezinha Maia e a senadora Zenaide Maia (PSD), ambas com 0,2% das citações.
A surpresa no cenário espontâneo foi o fato de 39,3% dos entrevistados terem respondido que ainda não sabem em quem votarão nas eleições municipais de São Gonçalo do Amarante em 2024. Outros 10,7%% afirmaram que votarão branco ou nulo.
MUDANÇA DE VOTO
Foi questionado aos 450 eleitores consultados pelo Instituto Datavero se ele (a) poderia mudar o seu voto para prefeito de São Gonçalo do Amarante, até o dia da eleição. 48,2% afirmaram que não, pois já estavam decididos a votar em seu candidato escolhido.
25,6% respondeu que talvez mudaria seu voto até o dia do pleito e, 21,3%, disse que poderia mudar sim, o nome escolhido para assumir a Prefeitura. Já 4,9% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
Candidato apoiado por Lula e Fátima é o preferido do eleitor de São Gonçalo


A pesquisa Datavero quis saber, entre os 450 entrevistados no município de São Gonçalo do Amarante, se eles votariam em um candidato que fosse indicado e apoiado pelo presidente Lula (PT) ou se escolheriam um indicado e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Dos eleitores consultados pelo Instituto Datavero, 54,7% das pessoas responderam que votariam no candidato apoiado pelo governo federal e o presidente Lula. Já 24,7% disseram que votariam em um candidato que tivesse o apoio de Bolsonaro.
Para 18,9% dos entrevistados, qualquer candidato que fosse indicado e recebesse o apoio de Lula ou de Bolsonaro não merece receber seu voto para prefeito. Já 1,8% não soube dizer ou quis responder se escolheriam um candidato apoiado por um dos dois políticos.
Outra questão levantada pela pesquisa foi para saber se os entrevistados votariam em um candidato indicado e apoiado por algumas lideranças políticas estaduais. O político potiguar com maior influência, e consequente transferência de votos, sobre o eleitoradosão gonçalense é a governadora Fátima Bezerra (PT), que foi citada por 24% dos entrevistados.
Em 2º lugar no ranking de maior poder de transferência de votos entre o eleitorado de São Gonçalo do Amarante está a senadora Zenaide Maia, com 14,4% dos citados que responderam que votariam em um candidato apoiado pela parlamentar. Em 3º, está o ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB), com 10,2%.
Entre o 4º e o 7º lugar entre os políticos do Estado com maior influência, estão: o senador Rogério Marinho (PL), com 7,8%; o ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), com 6%; o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 4,4% e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PSB), com 1,6%.
Outros 26,7% afirmaram que não votariam em nenhum candidato que fosse indicado e apoiado por uma das lideranças políticas apresentadas no questionamento. Já 4,9% não souberam ou não quiseram responder qual o seu posicionamento.
Prefeito Eraldo Paiva é o pré-candidato mais rejeitado em SGA

Um dos quesitos analisados pela pesquisa Datavero/Diário do RN foi o índice de rejeição dos pré-candidatos, quando foi questionado aos entrevistados qual candidato eles não votariam de jeito nenhum para a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante em 2024, se as eleições municipais fossem hoje.
O prefeito Eraldo Paiva, que tenta sua reeleição, lidera a lista com 26% das citações, sendo seguido por Alexandre Cavalcanti, que surgem em 2º lugar na rejeição dos gonçalenses com 16,4%. Do 3º ao 5º lugares, estão Poti Neto, com 8,2%; o secretário Jaime Calado, com 8% e a deputada estadual Terezinha Maia, com 7,3%.
Já 17,8% estão indecisos e afirmaram que ainda não sabem em quem não votará de forma alguma no pleito do próximo ano. Outros 12,2% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos nomes dos pré-candidatos citados na pesquisa e 4% entrevistados responderam que votariam em todos os pré-candidatos citados.
São Gonçalenses avaliam as gestões de Lula, Fátima e Eraldo
A pesquisa Datavero também pediu aos entrevistados que fizessem uma avaliação das gestões federal, estadual e municipal, comandadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fátima Bezerra (PT) e Eraldo Paiva (PT), respectivamente.
O governo do presidente Lula foi avaliado positivamente por 63,1% dos são gonçalense ouvidos. Entre estes, 20,9% disseram ver a gestão do petista como excelente, 29,8% a veem como boa e 12,4% a classificaram como regular para melhor.
Já 34% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo Lula. Destes, 18,7% disseram que a gestão do petista é péssima, 4% a classificaram como ruim e 11,3% como regular para menos. Outros 2,9% não souberam ou não quiseram responder.
A gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) foi avaliada positivamente por 42,4% dos eleitores gonçalenses entrevistados pelo Instituto Datavero. Entre estes, 8% disseram ver a gestão excelente, 21,1% a veem como boa e 13,3%, regular para melhor.
Já para 53,1% dos entrevistados avaliaram negativamente da gestora. Destes, 13,3% a veem como regular para menos, 8,2% como ruim e 31,6% como péssima. Outros 4,4% não souberam ou não quiseram responder.
A administração do prefeito Eraldo Paiva foi avaliada positivamente por 40,7% dos entrevistados, sendo 5,3% como excelente, 25,8% a veem como boa e 9,6% como regular para melhor.
Já 42,6% avaliaram negativamente a gestão de Eraldo. Destes, 14,2% a veem como regular para menos, 8% como ruim e 28,9% classificaram como péssima. Outros 8,2% não souberam ou não quiseram responder.
NÚMEROS DA PESQUISA
Para a pesquisa em São Gonçalo do Amarante, foi possível obter informações confiáveis e precisas com uma amostra aleatória de 450 eleitores, distribuída por todos os bairros e distritos da cidade, neste mês de dezembro. A margem de erro pode variar para mais ou para menos em 3,2% e o nível de confiabilidade é de 95%.


