Por Alessandra Bernardo
“Estamos trabalhando bastante por São Gonçalo e trabalharemos ainda mais em 2024”, garantiu o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), ao comentar o 2º lugar obtido na corrida pela sucessão municipal do próximo ano, conforme dados da pesquisa Diário do RN/Datavero de intenção de votos, divulgada nesta quinta-feira (28).
Para o gestor, o número obtido na sondagem estimulada (18,4%) é sinônimo de que o eleitor gonçalense o apoia e reconhece seu trabalho à frente do executivo municipal neste um ano e meio de mandato. “Estamos cuidando da nossa gente, trabalhando incansavelmente para melhorar a vida das pessoas. Sinto o carinho da população nas ruas e sei que reconhecem nosso esforço”, falou.
Eraldo garantiu ainda que sua gestão está focada em trabalhar para estruturar o município de São Gonçalo e melhorar as condições de vida da população. “Trabalhar mais e fazer o que já estamos fazendo: construindo obras estruturantes, ampliando serviços e buscando melhorias para os servidores, valorizando o trabalho daqueles que nos ajudam a construir uma cidade melhor para o nosso povo”.
Eraldo assumiu o cargo em maio de 2022, sucedendo o falecido ex-prefeito Paulo Emídio de Medeiros, e desde então, consolidou seu poder político e fortaleceu suas perspectivas para a reeleição em 2024 ao articular a campanha presidencial de Lula no município, assim como a da governadora Fátima Bezerra.
Em São Gonçalo, Lula e Fátima tiveram a melhor votação proporcional entre os três principais municípios da Região Metropolitana. Enquanto o presidente, que conquistou seu terceiro mandato presidencial, teve 57,66% dos votos, em comparação aos 36,41% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a governadora conquistou 56,55% dos votos na cidade.
“Temos o apoio do presidente Lula e da governadora Fátima. Tenho a certeza de que o povo sabe disso também. A governadora e o presidente são nossos aliados nesse trabalho pelo povo de São Gonçalo. Ainda não é momento de fazer campanha. Seguimos concentrados no nosso trabalho”, disse Eraldo Paiva, que detém o maior índice de rejeição, 26%, conforme o levantamento.
Jaime silencia
Prefeito do quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte por dois mandatos consecutivos (entre 2009 e 2016), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, foi procurado pela reportagem do Diário do RN para comentar o resultado da pesquisa, entretanto, não retornou as mensagens de aplicativo ou as ligações telefônicas.
Discreto em seus posicionamentos, Calado afirmou recentemente que seu partido, o PSD, terá candidatura própria em São Gonçalo em 2024, mas não adiantou nomes, sequer confirmou ou desmentiu sua pré-candidatura – conforme circula nos bastidores da política local. Ele apenas comentou que “é muito cedo para falar sobre eleições” e que seu foco era continuar à frente da pasta estadual.
“A governadora é de um partido, eu sou de outro. Somos aliados e eu respeito muito a governadora, tanto administrativa quanto politicamente. Acho ela uma pessoa honesta, trabalhadora, de visão pública muito grande. Agora, nossa aliança é prioritariamente com o PT, onde der. Onde não der, cada um no seu palanque. Numa boa, com todo o respeito, sem querer ser melhor do que ninguém. Nós nos respeitamos”, afirmou Calado.
Em fevereiro passado, Eraldo cobrou publicamente o apoio de Jaime para sua pré-candidatura à reeleição no município. Conforme informações de bastidores, Eraldo passou a cobrar um posicionamento de Jaime após o nome deste tornar-se um dos mais cotados para entrar na corrida eleitoral de 2024 e, para garantir que não irá enfrentar essa disputa com um nome já conhecido, tomou essa atitude.
No entanto, questionado, na época, se apoiaria Eraldo Paiva, Jaime Calado desconversou e afirmou que está muito envolvido com os projetos da gestão estadual e com seu trabalho à frente da Sedec, que, segundo ele, são o seu foco central. “Está muito cedo para falar em eleitorais”, disse, completando que, “ano que vem é que é ano eleitoral. Eu nem pensei no assunto ainda. Estou muito ocupado”.

